Home / Diário Materna / Sesc Verão 2018 oferece atividades físicas e esportivas gratuitas para toda a população

Sesc Verão 2018 oferece atividades físicas e esportivas gratuitas para toda a população

3f13c65a4a23

A programação da 23ª edição do evento, que vai até 28 de fevereiro em
38 unidades do estado, contará com mais de 2 mil atividades; objetivo é mobilizar
a população para optar por hábitos que combatam a inatividade e o sedentarismo

O Sesc São Paulo abre a sua programação de 2018 com mais uma edição do Sesc Verão, oferecendo à população inúmeras possibilidades para que a prática de atividades físicas e esportivas estejam presentes de forma regular no cotidiano das pessoas.

Para tanto, desde 06 de janeiro até 28 de fevereiro, a 23ª edição do evento contará com uma programação diversificada e gratuita em 38 unidades Sesc distribuídas pela capital, Grande São Paulo, interior e litoral do estado.

O público terá acesso a mais de 2 mil atividades com um olhar sensível para as diferentes faixas etárias, habilidades e capacidades físicas de cada indivíduo, dentro da perspectiva do esporte e atividades física para todos, que caracteriza a ação do Sesc. Estão previstas vivências com importantes nomes do esporte nacional, aulas abertas, apresentações esportivas, exposições e instalações interativas, além de encontros e torneios.

Para o Diretor Regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda, “a proposta desta edição amplia a oferta de atividades, incluindo as práticas corporais, além dos esportes, que tradicionalmente compõe a programação do evento. A meta é conscientizar as pessoas sobre a importância de se movimentar para a conquista de uma melhor qualidade de vida”.

Atividade física - Após uma série de edições em que o esporte teve um peso mais relevante – sobretudo, pelo interesse da população por conta de o Brasil sediar nos últimos dez anos grandes eventos esportivos internacionais – para a edição de 2018 a prática de variadas atividades físicas ganha a mesma relevância na programação.

Dados de pesquisas sobre os hábitos da população foram norteadores de ações nas áreas físico-esportivas propostas pelo Sesc São Paulo. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano – PNUD, em seu Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano no Brasil, de 2017, com o título Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para todas as pessoas (http://movimentoevida.org) traz resultados preocupantes sobre a adesão e permanência das pessoas às práticas, ainda que se tenha uma compreensão da importância delas na qualidade de vida.

“Partindo de dois dos principais pontos apontados nas pesquisas – o conhecimento e a oportunidade – no Sesc Verão  o  público é convidado a experimentar e praticar as diversas atividades físicas e esportivas, que podem fazer parte de seu cotidiano”, afirma Maria Luiza Souza Dias, gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

SESC VERÃO 2018

De 06 de janeiro a 28 de fevereiro, em todas as unidades do Sesc São Paulo
Programação completa no portal: www.sescsp.org.br/sescverao

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO – GRANDE SÃO PAULO

Dentre as atividades propostas para a edição 2018 do Sesc Verão, em janeiro, o público da capital e Grande São Paulo terá a oportunidade de conhecer e experimentar diversas atividades físicas e esportivas, sendo muitas delas ao lado de ídolos do esporte nacional.

Entre as presenças confirmadas estão atletas como Rafaela Silva, Raquel Silva, Geraldo Bernardes e Mayra Aguiar (judô); Branca, Larry Taylor e Alessandra (basquete); Laís Souza e Arthur Zanetti, (ginástica artística); Nalbert, Fofão e Rodrigão, Talmo (vôlei); Flávio Saretta, Teliana Pereira e Patrícia Medrado (tênis) Vanderlei Cordeiro de Lima, Vicente Lenilson, Maria Zeferina Baldaia, André Domingos, Claudinei Quirino, Edson Luciano e Joana Costa (atletismo); Sandro Dias, Gabi Mazzeto (skate); Zé Roberto, Sergio e Zetti (futebol); Sandra Pires, Evandro & André, Giuliano & Guto e Talita Antunes (vôlei de areia); Jean Tomé (beisebol); Cristiane, Letícia e Debinha (futebol feminino); Etiene Medeiros (natação); Yane Marques (pentatlo moderno); Renzo Agresta (esgrima); Rosane Reis e Fernando Reis (levantamento de peso); Lenísio e Vinícius (futsal) e Marcos D’Almeida (arco e flecha).

O esporte paralímpico também terá seu espaço na programação do Sesc Verão. Haverá a participação de atletas como Fernando Fernandes (canoagem) e Rodolfo Cano (Parabadminton), além de demonstrações em cadeiras de rodas de equipes de esportes como basquete, handebol, rugby, e esgrima. Também haverá vivências de Futebol de 5, Vôlei Sentado na Areia.

Espaços e Instalações – Como tradicionalmente ocorre no evento, diversas unidades do Sesc criaram espaços e instalações interativas com programação voltada para toda a família e entrada gratuita. No Sesc Vila Mariana, estará montada a Arena Esportiva Sesc Verão, espaço composto por uma quadra de areia de 20 m x 11 m, onde será possível vivenciar diferentes modalidades esportivas, com destaque para o vôlei de praia. O Sesc Belenzinho terá uma Praça de Esportes para a prática de futebol, basquete, vôlei e outras modalidades.

No ABC paulista, a área de convivência do Sesc Santo André receberá a cenografia Esporte Fora da Caixa, criada a partir de milhares de caixas plásticas vazadas, para representar centros urbanos como ruas, avenidas e praças, onde serão realizadas vivências e oficinas.

Os fãs do tênis poderão conhecer um pouco mais sobre o esporte com a instalação O Tênis Através da História, reunindo diversos tipos de raquetes, jogos interativos, além de ilustrações e charges de nomes consagrados, no Sesc Campo Limpo. Inspirada na região central de São Paulo, o Sesc Consolação criou a instalação Esportes da Cidade, que reunirá práticas esportivas urbanas, como parkour, skate, caminhada, corrida, bike, basquete e futebol.

Ainda no centro da cidade, uma estrutura de Miniarvorismo será montada pelo Sesc Florêncio de Abreu além de uma pista inflável (air track), em que poderão ser realizadas acrobacias e saltos. Também na região central da capital, o Sesc Parque Dom Pedro II  montará o Parque das Habilidades, instalação com Parede de Escalada Boulder, Circuito de Habilidades e Estações de Ginástica Multifuncional.

Na região sul, o Sesc Interlagos preparou o Espaço Esporte e Ação, com atividades como miniesportes, jogos adaptados para o basquete, badminton e touchtennis. No Sesc Ipiranga, o público de todas as idades poderá participar de Minicursos esportivos, dedicados a modalidades como futsal, futebol freestyle, basquete, basquete acrobático e handebol, além de vivências de capoeira e boxe. O Ginásio da unidade receberá também um ringue durante o evento. A unidade Santo Amaro, por sua vez, criou a Trama Esportiva: As Várias Possibilidades do Esporte, composta por um grande cubo cenográfico que oferecerá uma vasta rede de possibilidades práticas.

Na zona oeste, o Sesc Pinheiros, em seu Ginásio Ônix, terá aparelhos e equipamentos dedicados à Ginástica Multifuncional. No Sesc Pompeia, a inspiração será a Grécia Antiga, seus deuses  e mitologias. O público será desafiado a cumprir a “Jornada do Herói”, com instalações em diversos espaços da unidade.

Chegando na zona norte, a acessibilidade será o mote da programação do Sesc Santana, com o Esporte, Curiosidade e Acessibilidade, uma série de atividades com recursos acessíveis a todos os públicos.

Espaços Públicos – Em espaços fora das unidades do Sesc, destacam-se atividades como as vivências de Skate e Basquete 3×3 no Poupatempo Sé e o Festival Ocupa Pacaembu, realizado numa parceria com o Museu do Futebol, com torneio de futebol de rua, apresentações esportivas, oficinas, vivências, troca de livros, entre outras atividades, na Praça Charles Miller. Em São Caetano do Sul, os atletas de Ginástica Artística Arthur Zanetti e Hudson Miguel comandam um Circuito de Ginástica como elementos como minitrampolim, traves de equilíbrios, plataforma para saltos em rua de lazer da cidade.

A seguir os destaques da programação de janeiro, ordenados por data, realizados pelas unidades da capital e Sesc da Grande São Paulo, divididos em: práticas esportivas com atletas convidados; instalações criadas para prática esportiva nas unidades; atividades em espaços fora de unidades do Sesc SP e aulas abertas, recreações e oficinas.

PRÁTICAS ESPORTIVAS COM ATLETAS CONVIDADOS

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA DE ATLETISMO COM VANDERLEI CORDEIRO (Sesc Pompeia e Sesc Campo Limpo)
O maratonista falará sobre suas experiências na modalidade e dá dicas sobre treinamento e estratégias de competição em três unidades do Sesc. No dia 25 de janeiro, depois do bate-papo no Sesc Consolação haverá uma atividade prática no Minhocão. Vanderlei é bicampeão dos Jogos Pan-americanos, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e detentor da Medalha Pierre de Coubertin. Grátis. Livre.

25/01. Quinta (feriado), das 10h15 às 12h15. Grátis. A partir de 16 anos. Sesc Consolação

DESAFIO DE VÔLEI COM ATLETAS FOFÃO E RODRIGÃO (Sesc Bom Retiro)
Neste desafio, os participantes serão treinados pelos atletas olímpicos Fofão e Rodrigão, que encararam a proposta de treinar 2 equipes com jogadores amadores e que após alguns treinos se enfrentam. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 02/01. 50 Vagas. Grátis. Livre. Ginásio
10/01 a 02/02. Quartas e sextas, das 18h30 às 19h30. Sesc Santana

JOGO EXIBIÇÃO: BASQUETE 3X3 MASCULINO COM PARTICIPAÇÃO DE LARRY TAYLOR (Sesc 24 de Maio)
Anteriormente conhecido como FIBA 33, o Basquete 3×3 é uma versão formalizada do basquetebol disputada em trios. Nesse jogo exibição os atletas de basquete 3×3 irão apresentar a modalidade e também jogarão junto com o público. Além disso, o atleta da seleção Brasileira de Basquetebol Larry Taylor também participará da atividade como convidado especial. Larry Taylor nasceu nos Estados Unidos e naturalizou-se brasileiro em 2012 para poder jogar as Olimpíadas de Londres em 2012. Atualmente joga pelo Mogi das Cruzes na liga NBB. Grátis. Livre.
13/01. Sábado, das 15h às 16h30

APRESENTAÇÃO E RECREAÇÃO ESPORTIVA DE BASQUETE COM TYRONE E ALESSANDRA (Sesc Osasco)
Grátis. Livre
13/01. Sábado, a partir das 14h.

LEVANTAMENTO OLÍMPICO COM ROSANE REIS E FERNANDO REIS (Sesc Pinheiros)
Rosane Reis dos Santos é campeã pan-americana de levantamento de peso no geral da categoria até 53kg (peso galo). Fernando Reis é halterofilista brasileiro bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, 5º lugar nos Jogos Olímpicos de 2016 e recordista das Américas da categoria acima de 105 kg. Grátis. Livre. Ginásio Ônix – 7º andar.
13/01. Sábado, das 15h às 17h.

POLO AQUÁTICO COM LUIZ CARLOS CARDENUTO (Sesc Pinheiros)
O treinador e professor Luiz Carlos Cardenuto comanda a atividade e falará sobre esporte, surgido por volta de 1870, na cidade de Londres (Inglaterra). Grátis. Piscina
13 e 14/01. Sábado e domingo, a partir das 11h30.

VIVÊNCIA E APRESENTAÇÃO ESPORTIVA DE CORRIDA. COM O PARATLETA PETRÚCIO FERREIRA (Sesc Pompeia)
Vivência e apresentação do paratleta Petrúcio Ferreira, recordista mundial e medalha de ouro nos jogos paralímpicos Rio 2016 da corrida dos 100 m. Grátis. Livre. Ginásio Primavera – 2º andar.
13/01. Sábado, das 14h às 16h30.

APRESENTAÇÃO DE SKATE COM KAREN JONZ, PÂMELA ROSA E VINICIUS SARDI (Sesc Santo André)
Apresentação de manobras, desafios, e bate papo e interação com as atletas convidadas. Karen Jonz é dona do primeiro ouro feminino brasileiro no X Games. Pâmela Rosa é a atleta mais jovem a conquistar ouro no X Games e uma das candidatas a representar o Brasil nas Olimpíadas de 2020 na modalidade Street. Vinicius Sardi, paulistano, nasceu com má formação nas pernas e fez do Skate sua filosofia de vida. Espaço de Eventos. Livre Grátis
14/01. Domingo, às 16h.

ESGRIMA COM VÁLBER NAZARETH (Sesc Santana)
Vivência e experimentação da modalidade olímpica com o técnico e membro do Comitê Olímpico Internacional – Esgrima em cadeira de rodas. Grátis. A partir de 7 anos. Ginásio.
16 a 19/01. Terça a sexta, das 10h às 12h e das 14h30 às 16h30.

BASQUETE COM A EX-ATLETA BRANCA (Sesc Osasco)
Apresentação e recreação esportiva da modalidade. Grátis. Livre
18/01. Quinta, a partir das 18h30.

TREINO DE CAMINHADA E CORRIDA COM MARIA ZEFERINA BALDAIA (Sesc Itaquera)
Contando com a participação da atleta Maria Zeferina Baldaia, o público será convidado a participar de um treino de corrida e caminhada será realizado no Sesc Itaquera com percursos de 8km (Corrida) e 4km (Caminhada). A partir de 16 anos – Corrida / A partir de 12 anos – Caminhada. Alamedas da Unidade
20/01. Sábado – Início do treino às 7h.

CORRIDA COM ALTOBELI SILVA (Sesc Parque Dom Pedro II)
O atleta conversará com o público sobre a carreira, a rotina de treinos, além de orientar e vivenciar a rotina de um dia de treinamento com os participantes. Altobeli entregava panfletos em Catanduva, sua cidade, quando tomou conhecimento de uma corrida. De lá para cá acumulou feitos como o 9º lugar nos 3 mil metros com obstáculos nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Este ano bateu o recorde do Troféu Brasil de Atletismo, foi Campeão Ibero-americano dos 5.000m (2016), Campeão da Meia Maratona do Rio de Janeiro (2013) e Campeão Brasileiro Sub 23 dos 5.000m e 10.000m (2012). Pista de Corrida e Caminhada. Livre. Grátis.
20/01. Sábado, das 09h30 às 11h30.

APRESENTAÇÃO E RECREAÇÃO ESPORTIVA VÔLEI DE AREIA COM TALITA ANTUNES (Sesc Osasco)
Grátis. Livre
20/01. Sábado, a partir das 15h.

BATE PAPO ESPORTIVO COM LAÍS SOUZA (Sesc Santana)
Troca de experiências e relatos com a ex-ginasta da seleção brasileira. Grátis. A partir de 7 anos. Ginásio.
21/01. Domingo, das 15h às 17h.

JUDÔ COM RAFAELA SILVA, RAQUEL SILVA E GERALDO BERNARDES (Sesc 24 de Maio)
Espaço para conhecer importantes atletas e um dos mais importantes técnicos do Judô mundial. Rafaela Silva tornou-se, em agosto de 2013, a primeira brasileira a se sagrar campeã mundial de Judô e ganhou ouro na categoria até 57Kg nas Olimpíadas Rio 2016. Com isso, se tornou a primeira atleta da história do judô brasileiro, entre homens e mulheres, a ser campeã olímpica e mundial. Raquel Silva foi a primeira campeã pan-americana de judô do Instituto Reação. Atualmente é a vice campeã mundial de sua categoria. O sensei Geraldo Bernardes, 73 anos, é técnico de judô e liderou a seleção brasileira de Judô por 4 olimpíadas seguidas. Atualmente comanda o projeto Reação, onde desenvolveu e descobriu talentos como as convidadas Rafaela Silva e Raquel Silva. Grátis. Livre.
21/01. Domingo, das 15h às 16h30

APRESENTAÇÃO E BATE-PAPO DE SKATE FREESTYLE COM MARCIO TORRES, PAULO FOLHA E MATHEUS NAVARRO (Sesc Itaquera)
O FreeStyle, ou estilo livre, é a modalidade em que os skatistas apresentam manobras no chão, explorando o equilíbrio, a agilidade e a habilidade com o skate. Nesta apresentação, os skatistas contarão um pouco de suas trajetórias e farão demonstrações, além de conversar com o público.
21/01. Domingo, das 13h às 17h.

NATAÇÃO COM ETIENE MEDEIROS (Sesc Pinheiros)
Nadadora brasileira, primeira mulher do país a conquistar uma medalha de ouro em um Campeonato Mundial de Natação (tanto o de piscina longa, quanto o de piscina curta) e em Jogos Pan-americanos. É a recordista mundial dos 50 metros costas em piscina curta. Grátis. Piscina.
21/01. Domingo, das 11h30 às 14h30.

ESGRIMA COM RENZO AGRESTA (Sesc Pinheiros)
Renzo Agresta é esgrimista na modalidade sabre. Participou dos Jogos Pan-Americanos de 2003 em Santo Domingo, 2007 no Rio de Janeiro, 2011 em Guadalajara e 2015 em Toronto, e das Olimpíadas de 2004 em Atenas e 2008 em Pequim. Grátis. Livre
21/01. Domingo, das 15h às 17h

VÔLEI COM O EX-ATLETA TALMO DE OLIVEIRA (Sesc Osasco)
Apresentação e recreação esportiva da modalidade. Grátis. Livre
24/01. Quarta, a partir das 18h30.

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA ATLETISMO: REVEZAMENTO 4 X 100 – HOMENS DE PRATA (Sesc Pompeia)
Apresentação de Atletismo com os quatro medalhistas olímpicos André Domingos, Claudinei Quirino, Edson Luciano e Vicente Lenílson, medalhistas de prata nas olimpíadas de 2000 em Sydney. Nesta apresentação os atletas irão demonstrar as técnicas da prova de revezamento 4×100 metros e os participantes poderão interagir e, posteriormente, vivenciar o esporte. Grátis. Livre. Ginásio Primavera – 2º andar.
25/01. Quinta-feira, das 14h às 16h30

VIVÊNCIA E APRESENTAÇÃO ESPORTIVA DE NADO SINCRONIZADO COM MARCELLA ALVES MODEROSO DOS SANTOS E EQUIPE (Sesc Pompeia)
Vivência de nado sincronizado, um desporto aquático que combina elementos da natação, da dança e da ginástica. A modalidade consiste na execução de uma rotina de movimentos ao ritmo da música dentro da piscina. Grátis. Livre. Piscina.
27 e 28/01. Sábado e domingo, das 13h às 17h.

ENREDO ESPORTIVO: PARABADMINTON COM RODOLFO CANO (Sesc Santo Amaro)
O esporte, que surgiu como uma variação do tênis para crianças, mas em pouco tempo conquistou jogadores de todas as idades. Jogada em uma quadra de proporções menores, também dividida por uma rede, raquetes mais leves e, a sua característica mais marcante, com uma peteca em lugar da bola, a modalidade será aqui oferecida também na versão adaptada. Grátis. Livre. Quadra 1
27/01. Sábado, das 15h às 16h30

BEISEBOL COM JEAN TOMÉ EX-ATLETA DA SELEÇÃO BRASILEIRA (Sesc Interlagos)
27/01.
Sábado das 14h às 16h30. Grátis. Livre

JUDÔ COM MAYRA AGUIAR (Sesc Pinheiros)
Campeã mundial e medalhista olímpica de judô e medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Mayra foi a primeira primeira atleta brasileira a ganhar duas medalhas olímpicas em um esporte individual, e recentemente sagrou-se Bicampeã mundial em Budapeste. Grátis. Livre. Ginásio Ônix – 7º andar.
27/01. Sábado, das 15h às 17h.

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA DE SALTO EM DISTÂNCIA COM MARINALVA DE ALMEIDA (Sesc Pompeia)
Nesta apresentação, a atleta paralímpica Marinalva Almeida irá demonstrar as técnicas de salto em distância e também irá falar de sua trajetória de superação. Os participantes poderão interagir com a atleta e, posteriormente, vivenciar o esporte. Grátis. Livre. Ginásio Primavera – 2º andar.
27/01. Sábado, das 14h às 16h30

FUTEBOL SOÇAITE COM OS EX-GOLEIROS SÉRGIO E ZETTI (Sesc Osasco)
Apresentação e recreação esportiva da modalidade. Grátis. Livre
28/01. Domingo, a partir das 10h30.

ATLETISMO COM VICENTE LENÍLSON (Sesc Belenzinho)
Vivências de exercícios adaptados ao atletismo, tais como saltos em altura e com barreira, arremessos e corridas com atletas da modalidade. A partir de 3 anos.
28/01. Domingo, das 13h às 16h

INSTALAÇÕES E ESPAÇOS CRIADOS PARA PRÁTICA ESPORTIVA NAS UNIDADES DO SESC SP

PARQUE DAS HABILIDADES (Sesc Parque Dom Pedro II)
Instalações que promovem a prática de atividade física e do esporte com ênfase nas habilidades motoras, com Parede de Escalada Boulder, Circuito de Habilidades e Estações GMF.
03/01 a 25/02. Quarta a domingo, das 10h às 17h50.

ARENA ESPORTIVA SESC VERÃO (Sesc Vila Mariana)
Um espaço criado especialmente para o Sesc Verão, composto por uma quadra de areia de 20×11 metros, onde será possível vivenciar diferentes modalidades esportivas, com destaque para o vôlei de praia, que estará disponível para o público em forma de apresentação, curso, aula aberta e recreação. A arena também receberá uma ambientação que remete à praia e que fará alusão às práticas esportivas realizadas ao ar livre. Neste espaço serão realizadas apresentações esportivas e festivais, com importantes nomes do vôlei de praia e outras modalidades como frescobol, handbeach, ultimate frisbee, beach tênis, etc. Grátis. Livre. Praça Externa – Sesc Vila Mariana
06/01 a 25/02. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h; terça a sexta, das 10h às 21h.

PRAÇA DOS ESPORTES (Sesc Belenzinho)
Vivências de Miniesportes tais como futebol, basquete, vôlei e outros. Livre.
06/01 a 25/02. Sábados e domingos, das 10h às 19h30
09/01 a 28/02. Terças a sextas, das 9h30 às 19h

ESPORTES DA CIDADE (Sesc Consolação)
Inspirada na região central da cidade de São Paulo, a instalação tem como intuito aproximar as pessoas dos espaços públicos do entorno, estimulando a sua exploração e ocupação por meio de práticas esportivas urbanas, como parkour, skate, caminhada, corrida, bike, basquete, futebol, entre outros. Grátis. Livre. Ginásio Verde (2º andar)
06/01 a 28/02. Segunda a sexta, 10h às 19h; Sábados e feriados, das 10h às 18h.

ESPORTE, CURIOSIDADE E ACESSIBILIDADE (Sesc Santana)
Um passeio pelas modalidades esportivas, baseado no livro “O Guia dos Curiosos – Esporte” de Marcelo Duarte. A Área de Convivência da unidade será ocupada com obras que contam com recursos acessíveis a todos. No mesmo espaço haverá ainda área destinada a práticas, experimentações e vivências corporais e esportivas, especialmente para crianças a partir de 6 anos. Enquanto isso, será montado no Ginásio um espaço com o mesmo conceito, ampliando as possibilidades de experimentações e vivências corporais e esportivas. Grátis. Livre.
06/01 a 28/02. Terça a sexta, das 10h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h.

INSTALAÇÃO: “O TÊNIS ATRAVÉS DA HISTÓRIA” (Sesc Campo Limpo)
Com ilustrações de chargistas consagrados, texto do jornalista e autor Marcelo Duarte, raquetes que demonstram a evolução dos materiais esportivos desde a década de 1910 até os dias atuais e jogos interativos que permitem a vivência simulada de uma partida de tênis contra alguns dos melhores jogadores e jogadoras de todos os tempos, esta mostra conta uma síntese da história das modalidades de tênis de campo e tênis em cadeira de rodas, além de sinalizar a “ramificação” destas para outras modalidades de esportes com raquetes – como o beach tênnis, o frescobol e o tamboréu – e propõe uma reflexão sobre estas práticas esportivas. Grátis. Livre.
06/01 a 28/02

ESPORTE FORA DA CAIXA (Sesc Santo André)
O Sesc Santo André criou um amplo espaço cenográfico inspirado em esportes urbanos e de aventura, que ocorrem nas cidades. A ideia é que o público sinta-se ocupando os espaços para explorar diferentes formas e sejam colaborativas e autônomas. Nesta cidade cenográfica, feita com caixas coloridas de feira, representamos locais tipicamente urbanos como ruas, avenidas, praças, monumento, terreno baldio, prédios, muros, becos. Ao longo da programação serão oferecidas práticas, vivências, oficinas e apresentações esportivas. Grátis. Livre. Espaço de Eventos.
06/01 a 04/03. Terças à sextas, das 10h30 às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h.

ESPAÇO ESPORTE AÇÃO (Sesc Interlagos)
Neste espaço criado para atrair as famílias em torno de atividades físicas e esportivas, que terão à disposição miniesportes, jogos adaptados para o basquete, desafios esportivos, badminton, touchtennis, apresentações, clínicas esportivas e muita mais. Grátis. Livre.
06 a 31/01. Quarta a domingo, das 9h30 às 16h30.

TRAMA ESPORTIVA: AS VÁRIAS POSSIBILIDADES DO ESPORTE (Sesc Santo Amaro)
A unidade receberá uma instalação com um grande cubo cenográfico que permitirá que seja atrelado, por meio de suas várias faces, uma gama de atividades físico-esportivas. O objetivo é oferecer várias possibilidades de práticas, de maneira lúdica e, ao mesmo tempo, incentivar a sociabilização e sensibilização para novas atividades. Grátis. Livre. Quadra 2.
06/01 a 18/02. Terça a sexta, das 10h30 às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h.

SESC VERÃO 2018 – PRAÇA DE LAZER (Sesc Florêncio de Abreu)
O espaço criado na unidade desafia limites motores-físicos e incentiva a socialização, para todas as idades. Destacam-se o Miniarvorismo, estrutura adaptada a partir de “pontes” Falsa Baiana e Tibetana, para iniciação à prática de Arvorismo, modalidade de caminhada entre as copas das árvores. Haverá também o Air Track, pista inflável para acrobacias e saltos, que proporciona a realização de vários movimentos de forma dinâmica e desafiadora, experiências corporais diferentes e prazerosas para todas as faixas etárias.
08 a 12/01. Miniarvorismo. Segunda a sexta, das 11h às 13h e das 14h às 16h.
15 a 19/01. Air Track. Segunda a sexta, das 11h às 14h e das 15h às 16h.

ARENA SKATE PARA TODOS (Sesc Bom Retiro)
Será montada uma Arena de Skate para que iniciantes e iniciados vivenciem o Skate de forma democrática. Grátis. Livre. Ginásio
16 a 19/01. Terça a sexta, das 9h às 20h30
20 e 21/01. Sábado e domingo, das 10h30 às 18h

ATIVIDADES EM ESPAÇOS PÚBLICOS FORA DE UNIDADES DO SESC SP

ESPORTE MÓVEL – PARQUE ESPAÇO VERDE CHICO MENDES (Sesc São Caetano)
Um simpático e convidativo automóvel leva o esporte e atividades físicas movimentando os locais por onde passa. Minibasquete, Badminton, minifutebol e tiro com arco são exemplos das diversas possibilidades de práticas. Grátis. Livre.
06/01 a 25/02.
Sábados, das 9h às 13h – Parque Espaço Verde Chico Mendes – Av. Fernando do Sul Simonsen, 566 – Cerâmica, São Caetano do Sul – SP
Domingos, das 9h ás 13h – Rua de Lazer – Av. Kennedy, altura n.2300 – Olímpico, São Caetano do Sul

CAMINHABILIDADE E MOBILIDADE URBANA: MELHORANDO A EXPERIÊNCIA DO CAMINHAR NAS CIDADES (Centro de Pesquisa e Formação – CPF)
Discussões sobre a importância do caminhar para a mobilidade urbana e os aspectos que tornam a cidade melhor para esse tipo de deslocamento. Os participantes conhecerão o Índice Cidadão de Caminhabilidade, ferramenta criada pela ONG SampaPé! , que permite avaliar de maneira simples as condições do caminhar, fazendo sua aplicação em seguida, numa caminhada pelas ruas do entorno do Sesc no Bairro da Bela Vista. Com Leticia Sabino, Mestre em Planejamento de Cidades e Desenho Urbano pela UCL em Londres e Ana Carolina Nunes, Mestre em Políticas Públicas pela UFABC e Coordenadora do SampaPé!. Grátis.
13/01. Sábado, das 9h30 às 13h30

CIRCUITO GINÁSTICO ARTHUR ZANETTI E HUDSON MIGUEL – AVENIDA KENNEDY (Sesc São Caetano)
Vivência com os atletas de Ginástica Artística Arthur Zanetti, ouro em Londres 2012 e Prata no Rio de Janeiro em 2016 e Hudson Miguel, ambos nascidos em São Caetano e atletas da seleção brasileira de Ginástica Artística. O circuito conta com elementos ginásticos como minitrampolim, traves de equilíbrios, plataforma para saltos a disposição para a participação do público. Grátis. Livre. Rua de Lazer – Av. Kennedy, altura n.2300 – Olímpico, São Caetano do Sul
14/01. Domingo das 9h às 13h

NÓS SEM NÓS. O COLETIVO SEM EMPECILHO: PASSEIO CICLÍSTICO – CICLOVIA MARGINAL PINHEIROS (Sesc Santo Amaro)
Neste passeio de aproximadamente 32 km, realizado na ciclovia da Marginal Pinheiros, o participante terá a oportunidade de ver a capital por outra perspectiva, fazer uma atividade física sustentável e prazerosa, contando com equipe de supervisão e mecânicos de prontidão. Grátis. A partir de 16 anos. Ciclovia Marginal
14/01. Domingo, 7h30 às 14h30

O CAMINHAR CONTEMPLATIVO: POSSIBILIDADE PARA A COEXISTÊNCIA PESSOA X LUGAR – CENTRO HISTÓRICO (Centro de Pesquisa e Formação – CPF)
O criador do Coletivo Desbravadores de Sampa, Hugo Peroni, falará sobre suas experiências de caminhadas no Brasil e no exterior e o processo que o levou a interpretar o caminhar e os lugares por onde é levado como ato artístico ou de assimilação de objeto de arte. Em seguida o público será convidado a participar de uma “Trilha Urbana”, percorrendo o centro histórico da cidade de São Paulo. Grátis.
20/01. Sábado, das 10h às 13h

FESTIVAL OCUPA PACAEMBU – PRAÇA CHARLES MILLER (Sesc Consolação)
Em parceria com o Museu do Futebol o festival terá uma programação diversa, como torneio de futebol de rua, apresentações esportivas, oficinas, vivências, troca de livros, entre outros. Grátis. Livre. Praça Charles Miller s/n. Em frente ao Estádio do Pacaembu.
27/01. Sábado, 10h às 17h.

NÓS SEM NÓS. O COLETIVO SEM EMPECILHO: EM REDE COM O CAPÃO REDONDO (Sesc Santo Amaro)
Uma intervenção no bairro do Capão Redondo com eventos e atrações ao longo de uma semana, que contam com oficina de grafite, clínica de futsal, reforma e repintura da quadra poliesportiva (do ginásio da ONG Ação Geral pela Cidadania), tudo isso para culminar com o evento de encerramento que terá a participação do jogador Neto, titular do time de Sorocaba Futsal, um dos jogadores mais consagrados do futsal mundial, eleito melhor jogador da Copa do Mundo de 2012.
Grátis. Livre. Projeto: Ação Geral Resgatando a Cidadania – Capão Redondo
28/01. Domingo, das 14h às 16h.

BASQUETE 3X3 – PRAÇA POUPATEMPO SÉ (Sesc Carmo)
O esporte teve início no final da década de 80 nos Estados Unidos dialogando principalmente com a cultura urbana, negra e periférica. Hoje se popularizou de tal forma que estará oficialmente nos Jogos Olímpicos de Tókio em 2020. Haverá vivências, circuito de habilidade e um minifestival para os participantes. Grátis. Livre. Praça Poupatempo Sé
29/01 a 02/02. Segunda a Sexta, das 10h às 19h.

AULAS ABERTAS, RECREAÇÕES E OFICINAS

CINE PEDAL (Sesc Pompeia)
Cine Pedal é uma experiência esportiva com conteúdo audiovisual, gratuita e ao ar livre, em que a energia necessária para a projeção dos filmes é gerada pelo próprio público, por meio do uso de bicicletas. Grátis. Livre. Deck.
05/01. Sexta-feira, das 20h às 22h

PALESTRA “OS 12 DEUSES DO OLIMPO- MITOLOGIA” COM ODILON ROBLES (Sesc Pompeia)
A palestra busca apresentar a Mitologia Grega como um aporte reflexivo, ético e poético para as principais questões existenciais do homem de ontem e de hoje. O convidado falará sobre questões que revelem, a partir da beleza do mito, reflexões sobre o corpo e as práticas corporais no contemporâneo. Grátis. Livre. Sala do 8º andar.
05/01. Sexta-feira, das 19h às 20h.

ESPORTE E EQUIDADE DE GÊNERO (Sesc Bom Retiro)
Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro o público poderá experimentar, conhecer, contemplar e refletir sobre a igualdade de gênero nas práticas esportivas, visando uma comunidade mais participativa, ativa e coletiva. Grátis. Livre.

06/01 a 28/02

PRAIA URBANA (Sesc Interlagos)
A proposta da praia é trazer esse clima urbano, em ambientes e atividades, como shows de músicos de rua, atividades físicas esportivas, DJs, e intervenções circenses. Para fazer o fluxo do público na Unidade, uma lotação pilotada pela Trupe Nos Konformis, com capacidade para 14 passageiros, percorrerá um trajeto ligando a Sede Social à Praia e as proximidades do Café da Roça. Grátis. Livre.
06 a 28/01. Sábados e domingos, das 9h30 às 16h30.

APRENDENDO A PEDALAR (Sesc Itaquera)
Com Instituto Aromeiazero. A ação busca promover uma visão integral da bicicleta como instrumento de transformação social, cultural e pessoal. A participação será realizada com o empréstimo das bicicletas, equipamentos de segurança e a mediação de instrutoria especializada, incentivando a aprendizagem e a prática da modalidade. A partir de 3 anos. Praça de Eventos.
06/01 a 24/02. Sábados das 10h às 13h.

BEISEBOL (Sesc Osasco)
Recreação esportiva da modalidade beisebol de maneira lúdica e divertida, onde os participantes aprendem fundamentos da modalidade como jogar, a lançar e rebater. Grátis. Livre.
06, 07, 09 e 10/01. A partir das 14h.

ESPORTE CRIANÇA – BRINCANDO COM A FORÇA E A POTÊNCIA (Sesc Pinheiros)
Atividade que tem como objetivo desenvolver as capacidades físicas com as crianças de forma lúdica, a partir de jogos e brincadeiras como Força, Resistência, Velocidade, Potência, Flexibilidade, Agilidade e Ritmo. Grátis. Livre. Ginásio Ônix – 7º andar.
06 a 14/01. Sábados e domingos, às 14h

MINICURSO DE LUTA GRECO ROMANA (Sesc Pompeia)
Minicurso de luta greco-romana, modalidade que tem origem na Grécia antiga e que fazia parte do pentatlo. Força física e estratégia são as duas principais qualidades que um atleta de luta greco-romana deve ter. Grátis. Livre. Sala de Lutas – 7º andar. Inscrições na Central de Atendimento
06, 13, 20 e 27/01. Sábados, das 14h às 15h30

CICLISMO PARA TODOS (Sesc Santana)
Percurso lúdico, com monitoria especializada e sinalização de tráfego para o aprendizado e uso consciente e inclusivo da bicicleta. Grátis. Livre. Ginásio e Convivência.
06/01 a 25/02. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h.

ENCONTRO SOBRE RODAS (Sesc Santo André)
A instalação Fora da Caixa receberá, em suas ruas cenográficas, praças e quarteirões, atividades com skate, bike, patins e patinete. Espaço de Eventos.
06 e 07/01. Sábado e domingo, das 10h30 às 18h

PALESTRA COM PAUÊ, PARATLETA DO SURFE (Sesc Pompeia)
O paratleta Pauê foi primeiro lugar no campeonato mundial de surfe, campeão de triátlon no mundial de 2002, bronze no Pan-Americano em 2003 e é pentacampeão brasileiro, de 2002 a 2006. Grátis. Livre. Ginásio Inverno – 8º andar.
07/01. Domingo, das 15h às 16h30.

CHAKRA FLOW (Sesc Santana)
A atividade convida o público a conhecer e vivenciar determinados asanas (posturas físicas do yoga) de meditações específicas e de exercícios de respiração que auxiliam no bom funcionamento dos chakras. Grátis. A partir de 12 anos Deck de Entrada.
07, 14, 21 e 28/01. Domingos, das 11h às 12h30.

JOGOS AMISTOSOS DE VÔLEI DE PRAIA (Sesc Vila Mariana)
Os jogos amistosos possibilitarão ao público assistir diferentes partidas da modalidade, destacando o espetáculo esportivo, que é também uma das esferas do esporte e que pode contribuir para a sensibilização do público para a adesão a prática. Os jogos envolverão duplas femininas, masculinas e mistas de vôlei de praia, sendo uma configuração diferente a cada final de semana. Após a apresentação, as duplas vão interagir com o público, jogando junto com os participantes nos formatos de duplas e quartetos. Com atletas convidados. Grátis. Livre. Praça Externa.
07, 14 e 21/01. Domingos, das 12h às 14h.

JOGO EXIBIÇÃO: HANDEBOL DE PRAIA FEMININO (Sesc 24 de Maio)
Jogo exibição, bate-papo e recreação Esportiva com as atletas da seleção Brasileira de Handebol de Praia. Atualmente, o Brasil é uma das maiores potencias desse esporte, sendo o atual campeão do The World Games tanto na categoria masculina quanto feminina. Além disso, as brasileiras também são as atuais vice-campeãs mundiais da modalidade, torneio que já venceram 3 vezes. Grátis. Livre.
07/01. Domingo, das 15h às 16h30

TAI CHI DE LEQUE (Sesc Florêncio de Abreu)
Aula aberta de arte marcial milenar chinesa com os movimentos convencionais do Tai Chi combinados ao uso do leque. Com a professora Marina Darin. Livre.
08 a 12/01. Segunda a sexta, das 14h às 16h.

GINÁSTICA RÍTMICA E ARTÍSTICA (Sesc Belenzinho)
Vivências de exercícios e acrobacias utilizadas nas técnicas de Ginástica Rítmica e Artística. A partir de 3 anos.
09 a 12/01. Terça a sexta, das 10h às 17h. Sala Infância Ativa.
14/01. Domingo, das 13h às 16h. Praça.

AULAS ABERTAS DE FUTEBOL CAIXOTE FEMININO (Sesc Campo Limpo)
Ambiente orientado para a vivência recreativa de elementos e brincadeiras relacionados ao futebol como caixote, embaixadinhas e bobinho direcionadas ao público feminino. Com Instrutores do Sesc Campo Limpo. Grátis. Livre.
09/01 a 28/02

MINICURSOS ESPORTIVOS – FUTEBOL FREESTYLE (Sesc Ipiranga)
09 a 31/01.
Terças e quintas das 11h às 12h30 e quartas e sextas das 18h às 19h30.

MINICURSOS ESPORTIVOS – BASQUETE ACROBÁTICO (Sesc Ipiranga)
Inscrições a partir de 19/12, na central de atendimento. Livre – Para todas as idades – recomendado a partir de 05 anos. Para menores de 08 anos, necessário participação do responsável na atividade. Ginásio. Grátis
09 a 31/01. Terças e quintas das 19h30 às 21h

LEVANTAMENTO OLÍMPICO (Sesc Pinheiros)
Aula aberta de levantamento Olímpico. É um desporto cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, numa barra em que são fixados pesos. Grátis. A partir de 12 anos. Ginásio Ônix – 7º andar.
09 e 10/01. Terça e quarta, às 7h10, 11h e 19h
11 e 12/01. Quinta e sexta, às 14h15 e 19h
13 e 14/01. Sábado e domingo, às 11h30.

SKATE (Sesc Santo André)
O público será convidado a praticar e conhecer este esporte, que terá sua primeira participação olímpica no Tokyo em 2020, com a ajuda de professores e um mini-half e obstáculos. Grátis. Livre. Espaço de Eventos.
09 a 12/01. Terça a sexta, das 14h às 19h.
13 e 14/01. Sábado e domingo, das 10h30 às 16h.

AULAS ABERTAS DE TÊNIS (Sesc Belenzinho)
Aulas abertas da modalidade de tênis com orientação de Instrutores de Atividades Físicas do Sesc. Quadra Tênis/Futsal. A partir de 16 anos. Vagas limitadas. Retirada de Senhas com 30 min. de antecedência no local
10/01 a 31/01. Quartas e sextas às 10h10 e às 18h30 (iniciantes) e às 9h10 e às 20h (iniciados)
14/01 a 25/02. Domingos, das 9h30 às 11h.

CAIAQUE (Sesc Interlagos)
Vivência de caiaque, técnicas de remada, deslocamentos e muita diversão.
10, 11, 12, 17, 18 e 19/01. Das 10h às 12h

APRENDENDO A NADAR E APRENDENDO A CORRER (Sesc Itaquera)
Com Instrutores de atividades físicas. Durante os meses de janeiro e fevereiro serão realizados os cursos modulares “Aprendendo a Nadar” e “Aprendendo a Correr”, com o objetivo de estimular a autonomia na água, a sobrevivência, a recreação e o condicionamento físico e promover o aprendizado da corrida, buscando ensinar técnicas específicas para participantes iniciantes e iniciados. Voltado para o atendimento dos trabalhadores do Comércio de Bens Serviços e Turismo e Saúde a partir da realização de cursos modulares ligados ao Programa Sesc de Esportes e o Programa de Atividades Aquáticas. Período de inscrição: a partir de 06 de dezembro. A partir de 16 anos. Parque Aquático – Borbulha e Alamedas da Unidade. Necessidade de exame clínico e dermatológico e exame clínico.
10/01 a 23/02. Quarta e sexta, das 09h30 às 10h30.

CIRCUITO AERÓBICO (Sesc Osasco)
Aula que trabalha a capacidade aeróbia na bicicleta, jump e step em forma de circuito. Grátis. Livre
10 e 11/01. Quarta e Quinta ás 16h30 e às 19h
13/01. Sábado, a partir das 11h.

MERGULHO (Sesc Interlagos)
Modalidade praticada com máscaras, snorkel e nadadeiras. Nesta atividade perder o medo da água, trabalho em equipe, controle emocional e criatividade são objetivos básicos.
12, 13 e 14/01.  Das 10h às 14h.

CIRCUITO DE GINÁSTICA (Sesc Belenzinho)
Circuito de exercícios de ginástica que envolvem força, equilíbrio e coordenação motora. A partir de 12 anos. Praça.
13 e 14/01. Sábado e domingo, das 10h às 17h

CLÍNICA DE PADMINTON (Sesc Interlagos)
Uma nova modalidade de raquete, uma mistura de Tênis de Mesa e Badminton. Joga-se com uma raquete de madeira revestida de EVA e uma peteca. Excelente para desenvolver o reflexo e atenção. Grátis.
13/01. Sábados das 14h às 16h.

TRIATLO (Sesc Pinheiros)
O Triatlo no Sesc, tem como objetivo incentivar a prática das atividades esportivas, despertando a integração, a amizade e a coletividade, trazendo um estímulo prazeroso para a conquista da autonomia corporal, a melhoria da qualidade de vida e o aprendizado de novas habilidades. Com os instrutores do Sesc. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento – 3º andar. Necessário atestado dermatológico e atestado médico válidos. Somente para Credenciados. Ginásio Mosaico – 4º andar.  e Piscina.
13/01 a 24/02. Sábados, das 16h às 18h.

ENREDO ESPORTIVO: BATE PAPO SOBRE BIKE – MECÂNICA E BIOMECÂNICA (Sesc Santo Amaro)
Uma conversa com o Professor Doutor Fábio Gomes, em que o visitante poderá aprender a evitar os erros mais comuns, corrigir e ajustar sua postura, entre outras lições importantes sobre os conceitos de física por trás da bicicleta e do ciclista, entre cada pedalada. Grátis. Livre. Quadra 1.
13/01.  Sábado, das 12h às 12h30.

PARKOUR COM EQUIPE SIMEOUS PAKOUR DE GUAIANASES (Sesc Itaquera)
Apresentação com praticantes e atletas da modalidade, visando a ocupação do espaço da pista de skate com novas modalidades de esporte urbanos como o Parkour. Pista de Skate. A partir de 6 anos.
14/01. Domingo, das 13h às 17h

ESPETÁCULO: ARTE DA CIÊNCIA DO ESPORTE – TESTES DE IMPULSÃO (Sesc Pompeia)
Serão demonstrados alguns testes físicos utilizados em laboratórios de pesquisa e em centros de treinamento por meio de equipamentos de alta tecnologia. Vivência de testes físicos de impulsão vertical, em que o participante poderá ter seus dados aferidos e aprender um pouco mais sobre a importância da avaliação física na preparação para os esportes. Grátis. Livre. Sala do 8º andar.
14/01. Domingo, das 13h às 16h

RUGBI E RUGBI SOBRE RODAS (Sesc Santana)
Vivência e experimentação da modalidade com o técnico Marcelo Pereira e a equipe Águias do Rugbi. Grátis. A partir de 7 anos. Ginásio.
14/01. Domingo, das 15h às 17h.

CONEXÃO DO ESPORTE: CIRCUITO DE BIKES DIFERENTES (Sesc Santo Amaro)
Além de poder pedalar em circuitos com variados graus de dificuldade, o frequentador poderá experimentar bicicletas pouco comuns, como as de três e quatro lugares, com rodas de tamanhos assimétricos e monociclos. Grátis. Livre. Quadra 1.
14/01. Domingo, das 11h às 18h.

SIMULADOR DE SKATE (Sesc Carmo)
Quem nunca andou de skate poderá executar manobras como ollie, flip e grinding. Os jogadores deverão executar as manobras nos locais definidos e completar o circuito no menor tempo possível.
Grátis. Livre.
15/01 a 19/01. Segunda a Sexta, das 10h às 19h.

CIRCUITO DE LUTAS (Sesc Belenzinho)
Vivências de exercícios funcionais que envolvem força, equilíbrio e coordenação motora com movimentos e acessórios de lutas e artes marciais. A partir de 12 anos. Praça Central.
16 a 19/01. Terça a sexta, das 8h30 às 11h
16 a 19/01. Terça a sexta, das 13h às 20h
20 e 21/01. Sábado e domingo, das 10h às 17h

TÊNIS DE QUADRA (Sesc Santana)
Vivência e experimentação da modalidade. Grátis. A partir de 7 anos. Ginásio.
16, 17, 18, 19, 20, 23, 24/01. Terça a sexta, das 10h às 12h e das 14h30 às 16h30. Sábado, das 15h às 17h.

TREINO FUNCIONAL COM O PREPARADOR FÍSICO JOSÉ ELIAS PROENÇA (Sesc Osasco)
Grátis. Livre
17 e 18/01. Quarta e Quinta, às 16h30 e 19h
20/01. Sábado, a partir das 11h.

HANDBEACH COM APRESENTAÇÃO DA EQUIPE 360º NA AREIA (Sesc Vila Mariana)
Apresentação Esportiva com a Equipe 360º na Areia, a única equipe feminina de handebol de areia representando o estado de São Paulo no XI Circuito Brasileiro de Handebol de Areia. Curiosidades da modalidade, diferenças do handebol de quadra e areia, demonstrações de jogadas e muito mais. A apresentação será seguida de vivência com o público. Grátis. Livre. Praça Externa.
20 e 21/01. Sábado e domingo, das 14h às 16h.

RUGBY EM CADEIRA DE RODAS (Sesc Pinheiros)
É praticado na categoria mista, ou seja, podem jogar ao mesmo tempo jogadores do sexo masculino e feminino. A modalidade é para atletas com deficiência em pelo menos 3 membros (ex: lesão medular, polio) ou 4 membros (ex: amputação). Grátis. Livre. Ginásio Ônix – 7º andar.
20/01. Sábado, das 15h às 17h.

ESPAÇO CORRER É SAÚDE (Sesc Parque Dom Pedro II)
Serão disponibilizados para o público Avaliação da Composição Corporal (IMC), Teste de Flexibilidade, Teste de Velocidade, GMF para Corredores e Quick Massage. Com Ângulo Raso Eventos.
20/01. Sábado, das 11h às 15h. Galpão. Livre. Grátis.

APRESENTAÇÃO E VIVÊNCIA DE FUTEBOL DE 5 (Sesc Ipiranga)
Livre. Grátis. Ginásio.
20/01. Sábado das 14h30 às 16h30

FRESCOBOL (Sesc Interlagos)
É um esporte tipicamente praiano, criado no Rio de Janeiro no século XX, é jogado por dois jogadores ou mais, é também comum sua prática em locais públicos, trata-se de um jogo colaborativo, onde os atletas são parceiros, no frescobol cultiva-se a amizade e o comprometimento nas jogadas.
20 e 21/01. Sábado e domingo.

BRINCADEIRAS DE CAPOEIRA (Sesc Belenzinho)
Vivências de exercícios e brincadeiras que simulam alguns movimentos de capoeira estimulando o equilíbrio, coordenação motora e socialização dos participantes. Livre. Praça.
20/01. Sábado, das 13h às 16h

ENDURO A PÉ, PROVA DE CAMINHADA NA UNIDADE E CIDADE DE OSASCO (Sesc Osasco)
Grátis. Livre
21/01. Domingo, a partir das 10h30.

COPA SESC VERÃO DE BASQUETE 3X3 (Sesc Parque Dom Pedro II)
A Copa Sesc Verão 3×3 busca valorizar a prática de esporte proporcionando acesso à prática esportiva competitiva e educadora, por meio da cooperação e do respeito. Com ANB3x3.
21/01. Sábado, das 10h às 16h.
25/01. Quinta, das 10h às 16h.

Congresso Técnico: Dias 21 e 25/01, às 10h. Quadras Poliesportivas. 16 anos. Grátis

ESCALADA INFINITA (Sesc Santo André)
Com o intuito de incrementar os desafios da escalada indoor, em parceria com a tecnologia, a parede de escalada infinita desafiará os participantes impondo imprevistos e variação de velocidade. Espaço de Eventos
23 a 26/1. Terça a sexta, das 10h30 às 20h.
27 e 28/1. Sábado e domingo, das 10h30 às 18h.

APRENDENDO A PATINAR (Sesc Consolação)
Esta atividade proporciona ao público a experimentação, aprendizado e prática do patins de forma segura e visa estimular a sua prática em espaços públicos da cidade, como o Minhocão. Grátis. A partir de 6 anos. Ginásio Azul (5º andar)
25 e 27/01. Quinta e sábado, das 12h às 18h

FESTIVAL DE BASQUETE 3 X 3 COM A EQUIPE A RUA AGRADECE (Sesc Itaquera)
O Festival tem o objetivo de promover a modalidade e será complementado por outras atividades como circuito de habilidades, desafio de três pontos e o envolvimento dos elementos da cultura Hip Hop. Quadras Externas e Multiesportiva – Festival a partir 16 anos / Circuito de Habilidades a partir de 6 anos.
25/01. Quinta, das 10h às 16h.

ESPORTE CRIANÇA – BRINCANDO COM A FLEXIBILIDADE (Sesc Pinheiros)
Atividade que tem como objetivo desenvolver as capacidades físicas com as crianças de forma lúdica a partir de jogos e brincadeiras como Força, Resistência, Velocidade, Potência, Flexibilidade, Agilidade e Ritmo. Grátis. Livre. Ginásio Ônix – 7º andar.
25 a 28/01. Quinta, sábado e domingo, às 14h

ATLETISMO (Sesc Belenzinho)
Vivências de exercícios adaptados ao atletismo, tais como saltos, arremessos e corrida. A partir de 3 anos. Ginástica Geral.
25/01. Quinta, das 13h às 16h. Praça.
26/01. Sexta, das 10h às 17h. Sala de Ginástica Geral.

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA DE HANDEBOL SOBRE RODAS (Sesc Interlagos)
Com a equipe da ICEL – Interação Cultura Esporte e Lazer. Quadra 6. Grátis
27/01. Sábado às 10h30 às 13h.

APRESENTAÇÃO E VIVÊNCIA DE BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS (Sesc Ipiranga)
Livre. Grátis. Ginásio
27/01. Sábado das 10h30 às 12h30

DESAFIO DE FUTEBOL: CHUTE AO ALVO (Sesc Santana)
Atividade em que, por meio de chutes e elementos do futebol, o objetivo é somar o maior número de pontos, acertando um alvo numerado. Grátis. A partir de 7 anos. Ginásio.
27 e 28/01. Sábado e domingo, das 15h às 18h.

MEDITAÇÃO PARA CORRIDA E CAMINHADA (Sesc Belenzinho)
Exercícios e técnicas meditativas e respiratórias que auxiliam no momento da corrida e caminhada para melhora da concentração e do ritmo respiratório. A partir de 12 anos. Expressão Corporal 2. Retirada de Senhas com 30 min. de antecedência no local.
27/01. Sábado, das 11h às 12h30

CIRCUITO AVENTURA (Sesc Pinheiros)
É uma desafiadora corrida de obstáculos que incentiva a superação e redefinição de limites. Será montado um circuito com diversos materiais, explorando diversas habilidades motoras. Haverá tomada de tempo dos participantes para competição por tempo. Grátis. Livre. Ginásio Ônix – 7º andar.
28/01. Domingo, das 15h às 18h

APRESENTAÇÃO DE BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS (Sesc Santo André)
O público poderá vivenciar e assistir um jogo com os melhores atletas em cadeiras de rodas e ver o basquete de uma outra perspectiva, ampliando o olhar para a acessibilidade e a diversidade. Espaço de Eventos
28/01. Domingo, às 16h.

VÔLEI SENTADO NA AREIA (Sesc Vila Mariana)
A modalidade será apresentada ao público com a participação dos atletas José Mauro, Renato, Deivisson e Wellington, além de Débora Morand, criadora da modalidade. Débora vai compartilhar suas experiências e explicar as regras e modificações do esporte. Os atletas disputarão um jogo amistoso e convidarão o público para vivenciar a modalidade. Débora Morand idealizou, criou e desenvolveu a modalidade de vôlei sentado de praia ou na areia, partindo do já existente vôlei sentado nas quadras. José Mauro Valinho é atleta precursor do voleibol sentado, tendo participado do primeiro torneio da modalidade em 2002. Serviu a seleção brasileira por 8 anos, conquistando a inédita medalha de ouro nos Jogos  Parapan-americanos do Rio em 2007 e foi medalhista de prata na mesma competição em 2003 na cidade de Mar Del Plata. Grátis. Livre.
28/01. Domingo, das 12h às 14h.

PARKOUR PARA IDOSOS E INICIANTES (Sesc Florêncio de Abreu)
Prática que explora a relação do corpo com a arquitetura por meio de exercícios simples que geram autonomia e movimentos integrados ao ambiente urbano. A programação visa inserir o público de terceira idade e interessados na atividade. Com Jerônimo Bittencourt.
29/01 a 09/02. Segunda a sexta, das 13h30 às 15h30.

SESC VERÃO 2018
De 06 de janeiro a 28 de fevereiro, em todas as unidades do Sesc São Paulo

Programação completa no portal: www.sescsp.org.br/sescverao

ENDEREÇOS DAS UNIDADES DA GRANDE SÃO PAULO

Sesc 24 de Maio: Rua 24 de maio, 109. Tel.: (11) 3350-6300.
Sesc Belenzinho: Rua Padre Adelino, 1.000. Tel.: (11) 2076-9700.
Sesc Bom Retiro: Alameda Nothmann, 185. Tel.: (11) 3332-3600.
Sesc Campo Limpo: R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120. Tel.: (11) 5510-2700.
Sesc Carmo: Rua do Carmo, 147. Tel.: (11) 3111-7000.
Sesc Centro de Pesquisa e Formação: Rua Dr. Plínio Barreto, 285. Tel.: (11) 3254-5600
Sesc Consolação: Rua Dr. Vila Nova, 245. Tel.: (11) 3234-3000.
Sesc Florêncio de Abreu: Rua Florêncio de Abreu, 305. Tel.: (11) 3329-2800.
Sesc Interlagos: Av. Manoel Alves Soares, 1100. Tel.: (11) 5662-9500.
Sesc Ipiranga: Rua Bom Pastor, 822. Tel.: (11) 3340-2000.
Sesc Itaquera: Av. Fernando do E. S. A. de Matos, 1000. Tel.: (11) 2523-9200.
Sesc Osasco: Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1.300. Jd. das Flores – Osasco Tel.:(11) 3184-0900.
Sesc Pinheiros: Rua Paes Leme, 195. Tel.: (11) 3095-9400.
Sesc Pompeia: Rua Clélia, 93. Tel.: (11) 3871-7700.
Sesc Santana: Av. Luiz Dumont Vilares, 579. Tel.: (11) 6971-8700.
Sesc Santo André: Rua Tamarutaca, 302. Tel.: (11) 4469-1200.
Sesc São Caetano: Rua Piauí, 554. Tel.: (11) 4223-8800.
Sesc Santo Amaro: R. Amador Bueno, 505 – Santo Amaro. Tel.: (11) 5541-4000.
Sesc Vila Mariana: Rua Pelotas, 141. Tel.: (11) 5080-3000.

Fonte: Sesc

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top