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Recreio saudável: dez dicas para montar a lancheira do seu filho

 

Organizar a alimentação é essenclancheiraial para aumentar a atenção dos pequenos na sala de aula

 

Uma rotina saudável na alimentação é importante para melhorar o desempenho escolar das crianças e, além disso, para evitar obesidade, diabetes e até doenças cardíacas. Por isso, organizar a lancheira dos pequenos requer atenção especial dos pais. Para ajudar nesta atividade, reunimos dez dicas infalíveis que prometem deixar o lanche saudável e gostoso de um jeito simples.

 

1 – Combinar três grupos alimentares na preparação do lanche. O ideal é unir proteínas como queijos, iogurtes, leite e carnes, com outro grupo composto por frutas, legumes e verduras, e um alimento que tenha carboidratos como pães, biscoitos e bolos.

 

2 – Para as bebidas dos pequenos, o recomendado é intercalar entre sucos naturais, água de coco, água natural e iogurte, deixando de lado sucos artificiais e refrigerantes. Para que os sucos naturais tenham ainda mais nutrientes, o ideal é apostar em frutas com menor velocidade de oxidação, como goiaba, acerola, abacaxi e maracujá. Outra opção é o suco de polpa, como os de uva integral, sempre em garrafas térmicas.

 

3 – Diversificar as frutas da lancheira. Normalmente, por costume, os pais incluem as mesmas frutas na lancheira, como maçã e na banana. Aumentando as opções, as chances da criança não enjoar e comer mais frutas aumentam. Aposte na uva, morango, manga, melão ou melancia em potes vedados.

 

4 – Iogurte é uma ótima fonte de proteína, mas é um alimento que estraga com facilidade. A dica de ouro é deixar no freezer por algumas horas e congelar. Um pouco antes da criança sair para a escola, retirar do freezer e colocar na lancheira. Até a hora do recreio, vai estar descongelado e fresco.

 

5 – Bolos caseiros são ótimas fontes de carboidratos para os pequenos. Os sabores são muitos: pode ser de cenoura, chocolate, limão, coco ou laranja. O ideal é diminuir a quantidade de farinha branca. Para isso, é possível substituir parte da farinha de trigo refinada por farinha integral, aveia, farinha de arroz ou biomassa de banana verde.

 

6 – Incluir frutas desidratadas, mix de castanhas e cereais no lanche. Acostumar o paladar infantil com esses itens é uma ótima dica. Seu filho pode comer como snacks saudáveis. Para conservar, o melhor é manter em saquinhos ou potes bem fechados.

 

7 – Monte um sanduíche com pão integral, queijo branco, requeijão ou patês, cenoura ralada e tomates cerejas. O colorido ajuda a chamar atenção das crianças na hora da alimentação.

 

8 – Potinho colorido com cenoura baby, tomate cereja, quadradinhos de beterraba cozida e queijo é uma ótima opção para habituar as crianças com estes alimentos. Uma dica é colocar um tempero que seu filho goste como uma pitada de orégano ou azeite de oliva.

 

9 – Leve seu filho ao mercado quando for escolher as frutas para a merenda da semana. Mostre os diferentes tipos de frutas possíveis na alimentação e incentive a curiosidade de opções que ele ainda não conhece.

 

10 – Mantenha os alimentos e bebidas bem acondicionados com potes de boa vedação e garrafas térmicas de qualidade. Outra dica é envolver sanduíches, bolos e frutas em filme plástico, evitando a oxigenação dos alimentos.

 

Para todas essas dicas, a Tramontina tem opções de itens de armazenamento ideais. Potes vedados e garrafas térmicas foram desenvolvidos especialmente para manter os alimentos saudáveis por mais tempo. Os talheres infantis da Tramontina têm formatos especiais que ajudam no processo de alimentação dos pequenos. Além dos produtos abaixo, a Tramontina tem diversas opções que se encaixam em todos os estilos.

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