Home / Diário Materna / Quatro exposições simultâneas e gratuitas fazem do Raposo Shopping um Centro Cultural

Quatro exposições simultâneas e gratuitas fazem do Raposo Shopping um Centro Cultural

raposo-Shopping

Há muito tempo os shoppings já não são mais os mesmos. Antes conhecidos como locais exclusivos para consumo, hoje são verdadeiros espaços de conveniência, convivência e lazer. Com esse propósito, o Raposo Shopping mantem uma programação intensa de eventos e atrações gratuitas para o público. Um dos destaques têm sido as exposições!

Só neste início de ano o Shopping traz três exibições com temáticas diversas. Para Yarina Pietro, esse tipo de ação reafirma o compromisso do Shopping em estar integrado à comunidade na qual ele está inserido, agregando valor à população. “São atrações gratuitas que trazem novas informações, conhecimento e referências para o nosso público, além de ser uma opção de lazer e entretenimento às famílias. É mais uma forma de promover o acesso à cultura, assim como o Teatro Raposo – Sala Irene Ravache vem fazendo desde a sua chegada”.

Até o dia 31 de março, a trajetória peculiar de quem participa da saga de transformar o cerrado no celeiro do mundo está em evidência, com a exposição “Desbravadores – Orgulho por contribuir com a alimentação do mundo”, idealizada pela Cultura Sustentável, com patrocínio da Áster Máquinas. São 32 fotos artísticas de Mario Friedlander, com legendas poéticas, frutos de mais de 2 anos de pesquisas e viagens pela trajetória peculiar dos produtores rurais brasileiros, mesclando fotos de pecuária e áreas de preservação.

O trabalho também resultou em um livro homônimo elaborado por João Lucidio, com prefácio de Paulo Hermann, presidente da John Deere no Brasil. O texto é rico em detalhes históricos e contemporiza a agricultura desde o período colonial até as questões atuais voltadas à sustentabilidade. O projeto remete à história de homens e mulheres que participaram da saga para transformar o cerrado no “celeiro do mundo” e trazer a agricultura para os patamares de produtividade e sustentabilidade que conhecemos hoje.

Já a Exposição “Verdade, benevolência e tolerância” não deixa ninguém ficar indiferente. As 22 pinturas realistas que compõem a mostra tratam sobre a prática de meditação chinesa – Falun Dafa – e retratam a crueldade da perseguição que a mesma sofre na China, há 17 anos. Promovida pela Associação Falun Dafa no Brasil, a exposição já passou por mais de 80 países e 500 cidades e fic ano Shopping até o dia 31 de março. Ela está organizada em três temas: harmonia, adversidade e resistência pacífica. A primeira simboliza os sete primeiros anos de existência da prática, de 1992 a 1999, quando ela ainda podia ser exercida livremente. As demais seções simbolizam o início da perseguição, com a expressão de toda a dor e sofrimento por ela causados e que se perpetua até os dias de hoje. Seus seguidores resistem pacificamente à opressão e tentam esclarecer para o mundo a realidade cruel vivida em seu país de origem.

As pinturas foram realizadas por praticantes da Falun Dafa, também conhecida como Falun Gong, e expressam um pouco de suas crenças, medos e a triste realidade da perseguição a 100 milhões de chineses praticantes. Milhares foram presos, torturados e mortos em campos de trabalho forçado, além de perderam amigos e familiares. Para a gerente de marketing do Shopping, Yarina Pietro, “essa é mais uma oportunidade de refletir e conhecer a beleza dos traços realistas, a sensibilidade das cenas de paz e equilíbrio, e a angústia causada pelas cenas de torturas, mortes e dissolução de famílias, que se misturam em uma exposição intrigante, que chama a atenção para valores como respeito, liberdade, moralidade e dignidade humana. É uma forma de relembrarmos a importância da preservação de tais valores”.

Para quem gosta de moda e suas conexões com a sociedade, a escola de moda Sigbol Fashion a exposição “História da Moda – Novelas”, que está no piso Raposo. São 34 miniaturas de peças confeccionadas pelos alunos, inspiradas em personagens das telenovelas que marcaram as últimas décadas. Caminho das Índias, Escrava Isaura e Roque Santero são algumas das telenovelas homenageadas.

E as crianças conhecem um pouco mais sobre o escotismo em uma exposição, instalada no piso Raposo. Também com entrada gratuita, a mostra conta a história e as curiosidades do Movimento Escoteiro, até o dia 31 de abril.

Serviço:

Exposição “Desbravadores – Orgulho por contribuir com a alimentação do mundo”
Quando: Até 31/03
Onde: piso Raposo do Raposo Shopping
Classificação: livre
Quanto: gratuita

Exposição “Arte, benevolência e tolerância”
Quando: Até 31/03
Onde: piso São Paulo do Raposo Shopping (Rod. Raposo Tavares, km 14,5 – São Paulo/SP)
Classificação: livre
Quanto: gratuito

Exposição “História da Moda – Novelas”
Quando: Até 9 de abril
Onde: piso Raposo do Raposo Shopping
Classificação: livre
Quanto: gratuito

O Raposo Shopping fica na Rod. Raposo Tavares, km 14,5 – São Paulo/SP.

Mais informações: www.rapososhopping.com.br ou pelo telefone (11) 3732-5000.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top