Home / Bem Estar / Outubro Rosa chama atenção para o câncer de mama

Outubro Rosa chama atenção para o câncer de mama

Outubro-Rosa

A importância do diagnóstico precoce da doença

 

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer – Inca indicaram que, em 2016, aproximadamente 58 mil novos casos foram diagnosticados no país. O mês de outubro é marcado por ações de conscientização sobre a importância de exames preventivos e do diagnóstico precoce pelo Outubro Rosa. Em apoio à campanha, especialistas compartilham informações sobre o diagnóstico e tratamento da doença, contribuindo dessa forma para a redução da mortalidade.

 

Segundo Vanessa Petry, oncologista clínica da Central Clinic, Grupo Oncologia D’Or em São Paulo, o diagnóstico tardio da doença é o principal fator de morte da mulher brasileira – 27% descobrem este tipo de câncer em estágio já avançado. Por esse motivo, a realização do autoexame e de exames periódicos são fundamentais para sua detecção precoce, aumentando as chances de tratamento e cura.

 

Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolvimento do câncer de mama, como: idade, fatores genéticos, hereditários, comportamentais, ambientais e histórico reprodutivo. “A recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres a partir dos 50 anos idade façam a mamografia a cada dois anos. Porém, para pessoas com casos de câncer de mama na família, o aconselhável é que esse acompanhamento comece mais cedo, aos 35 anos”, destaca a especialista.

 

A oncologista também faz um alerta para mulheres com menos de 45 anos e que tenham grande histórico familiar de câncer. “A busca por um oncogeneticista para um aconselhamento genético é indicado, pois permite detectar mutações e marcadores genéticos associados à predisposição de desenvolver a doença. Trata-se de uma análise de risco. A oncogenética realiza esse mapeamento para uma profunda identificação na árvore genealógica do paciente”, explica a Drª Vanessa Petry.

 

A união entre atividade física e alimentação saudável também é uma importante aliada na prevenção do câncer de mama.

 

Principais sintomas da doença

A especialista da Central Clinic ainda cita alguns sinais que podem ajudar a reconhecer se há algo de errado nos seios. “O aparecimento de nódulos duros palpáveis, com ou sem dor mamária, e que permanecem por vários dias; mudança no aspecto do mamilo; alterações na pele da mama, como abaulamentos, retrações ou aspecto ‘casca de laranja’; secreção escura ou sangue; e mudanças na cor ou textura da pele são alguns dos destaques”, explica a especialista com uma ressalva, “Nem sempre são sinais definitivos de câncer”, diz.

Fonte: HDPRcomunicação

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top