Home / Amamentação / A dúvida das mamães? O exercício pode “secar” o leite?

A dúvida das mamães? O exercício pode “secar” o leite?

Amamentacao-banner

Durante o período gestacional muitas alterações corporais ocorrem. A prática de exercícios físicos após o parto é uma forma de perder os quilinhos ganhos com o bebê. Entretanto, é importante a orientação feita por profissional que entenda essas mudanças do organismo feminino, diferenciando o tipo de movimento e os horários a serem realizados.

O retorno à atividade física deve ser gradativo. Segundo a especialista em atividades físicas para gestantes Gizele Monteiro, a combinação “exercício intenso e alimentação inadequada” da mamãe pode prejudicar o aleitamento pelo alto gasto energético que ocorre nesse período. Além disso, a hidratação inadequada também pode comprometer a produção de leite.

Pesquisas relacionadas mostram aumento da quantidade de ácido lático no leite materno. Quanto mais intensa a atividade, mais ácido lático é encontrado no leite, o que pode alterar o sabor do leite e confundir o paladar do bebê.

A Personal conclui: “Ao nos movimentarmos vigorosamente, nosso organismo produz ácido lático que pode modificar o gosto do leite, fazendo com que o bebê rejeite o ‘peito’. Se ele não mama, o organismo não tem estímulo para produzir mais leite. Não havendo mais sucção, o leite pode deixar de ser produzido”.

Por isso, toda atenção é necessária nessa fase. Consulte seu médico, tenha refeições saudáveis, pratique exercícios físicos leves e beba bastante água, para seu filhote ter sempre o alimento mais importante para um recém-nascido: o leite materno.

Fonte: Gizele Monteiro

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top