Home / Diário Materna / Nesta semana: Virada Sustentável tem programação infantil até dezembro, em SP

Nesta semana: Virada Sustentável tem programação infantil até dezembro, em SP

vvvvvvvvv

A sustentabilidade como cultura. A cultura como paradigma. Ampliando suas ações para além de sua programação anual, a Virada Sustentável oferece, neste sábado, dia 19 de setembro, o projeto (Re)Ciclo Musical – série de apresentações musicais infantis que ocupará a Praça Victor Civita em eventos mensais, até dezembro.

Parte da programação oficial da Virada Sustentável no final de agosto, voltado para a educação em sustentabilidade e inclusão, o (Re)Ciclo Musical terá outras quatro edições, nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Em cada evento, além de um show musical, serão realizadas diversas atividades para a família, tais como oficinas, contação de história, brincadeiras e pic nic. Todas as apresentações contam com tradução em libras e shake – plataforma vibratória para surdos.

Sábado, dia 19
No próximo dia 19 de setembro, o (Re)Ciclo oferece o espetáculo da Rubra Pop Show, uma apresentação musical de auditório para as crianças e adultos, com músicos-palhaços, animais e outros personagens lúdicos que interagem com a plateia durante a apresentação e improvisam as canções com os mais variados temas sugeridos pelo público.

No dia 17 de outubro, o espetáculo principal será da Banda Mirim. No dia 21 de novembro, será a vez da Pequeno Cidadão. Já no dia 12 de dezembro, o público poderá ver o show do Barbatuques.

Com o objetivo de criar oportunidades para o cidadão se informar e se engajar sobre a sustentabilidade, por meio de atividades lúdicas e culturais, o Projeto (Re)Ciclo Musical é apresentado pelo Proac – Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo. Tem o apoio da Praça Victor Civita e a confiança dos seguintes patrocinadores: Braskem, Oi Futuro, AES Eletropaulo e Kellogg’s. A realização é da Virada Sustentável em parceria com o Governo do Estado.

Programação:
10h e 12h – Oficina: Projeto Abayomis Multiplicando Amor
Oficina de confecção de bonecas “Abayomis”. De origem africana, as bonecas feitas pelas mães escravas serviam de brinquedos para crianças transportadas em navios negreiros.

11h – Contação de História: Alimentar com Língua
Contação de histórias, brincadeiras e cantigas : Contação de história com cantigas e brincadeiras populares. A atividade conta com exemplos de histórias da tradição oral de vários países, dentre eles EUA, Nigéria, Bali e Brasil.

14h às 16h – Oficina de Mosaico
Oficina de mosaico, onde cada participante colará um pedacinho de azulejo colorido, a fim de promover a integração de grupos e a harmonia nos ambientes, internos e externos.

16h – Show: RUBRA POP SHOW

Próximas edições:
17/10 – Banda Mirim
21/11 – Pequeno Cidadão
12/12 – Barbatuques

Sobre Rubra Pop Show
É um palco? Um picadeiro? Um show ou espetáculo? São músicos ou palhaços? É tudo isso junto – um show musical de auditório para as crianças e toda a família, com músicos-palhaços, macaco e outros personagens lúdicos que interagem com a plateia durante a apresentação e improvisam as canções com os mais variados temas sugeridos pelo público.

A plateia participa do roteiro, entra nas músicas, sugere temas, as crianças cantam no palco como num show de calouros do Chacrinha ou Silvio Santos, mas numa roupagem totalmente inovadora e contemporânea. O show constrói uma conexão lúdica e cômica com o público convidando-o a ser parte integrante do espetáculo.

A sonoridade do espetáculo é uma aventura musical que transita entre ritmo, brincadeiras com garatujas em línguas estrangeiras e improvisações coletivas. Brincadeiras de auditório são incorporadas no show e oferecem momentos de identificação e interação entre as gerações. Estas ocasiões são abertas para a plateia que entra em cena e participa dos quadros com o suporte carinhoso da Banda e da Apresentadora, como por exemplo, o SHOW DE CALOUROS onde a família entra no palco para experimentar a cantoria ou o que mais vier (… e acreditem… as crianças podem nos surpreender!).

Um show para assistir uma ou cem vezes, pois sempre captará particularidades dos diferentes públicos, demonstrando toda a versatilidade dos músicos-palhaços e criatividade da plateia. A proposta cênica tem um efeito multiplicador na plateia, as pessoas repetem em casa os jogos musicais e as coreografias em casa, voltando para assistir o espetáculo com essa cultura musical da palhaça Rubra, e trazendo outras pessoas da família. A mãe vai com o filho e volta com outros familiares.

Sobre a Virada Sustentável
A Virada Sustentável é um festival anual de mobilização e educação para a sustentabilidade, que envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais.

Em sua primeira edição, em 2011, a Virada reuniu mais de 500 mil pessoas em 482 atrações distribuídas em 78 espaços. No segundo ano, com ações e atrações em todas as regiões da cidade, a Virada se democratizou, reunindo em torno de 740 mil pessoas em 612 atividades gratuitas localizadas em 149 locais. Em 2013, o evento reuniu 695 atrações e atividades distribuídas em 152 locais de São Paulo, com público aproximado de 800 mil pessoas. Já em 2014, o evento reuniu 715 atrações e atividades distribuídas em 155 locais, com público aproximado de 900 mil pessoas. www.viradasustentavel.com

Virada Sustentável apresenta (Re)Ciclo Musical @ Praça Victor Civita
Sábado, 19 de setembro de 2015
Horário: 10h – Oficina: Projeto Abayomis Multiplicando Amor
11h – Contação de História: Alimentar com Língua
12h – Oficina: Projeto Abayomis Multiplicando Amor
14h às 16h – Oficina de Mosaico
16h – Show: RUBRA POP SHOW
Local: Praça Victor Civita
Endereço: Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros (fácil acesso, ao lado do Terminal Intermodal Pinheiros)
Telefone: (11) 3031-3689
Classificação: Livre
Gratuito


Agência Lema

Leandro Matulja/ Leticia Zioni/ Larissa Marques
agencialema.com

Informações para a imprensa:
Mauricio Sacramento +55 11 3871-0022 ramal 228
mauricio@agencialema.com.br

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top