Home / Gravidez / Grávidas sofrem mais com temperaturas elevadas do verão

Grávidas sofrem mais com temperaturas elevadas do verão

download

As altas temperaturas do verão costumam causar incômodos para a maioria das pessoas que circulam pelo sol forte. Por estar mais sensível, as gestantes sofrem um pouco mais com a indisposição causada pelo calor excessivo, principalmente as que já estão com aquele barrigão dos meses finais de gravidez.

O ginecologista e obstetra Claudio Basbaum, membro do Corpo Clínico do Hospital São Luiz em São Paulo, destaca que o motivo da sensação é a quantidade de hormônios livres no organismo da gestante e que o principal sintoma durante o verão é o inchaço, principalmente nos pés e nas pernas, além da queda de pressão.

 

 

Para diminuir o mal-estar, tomar alguns cuidados são importantes, como:

- Usar o protetor solar diariamente;

- Comer alimentos mais leves como frutas e saladas;

- Hidratar-se bem. Consumir ao menos 2 litros de água por dia;

- Utilizar roupas com tecidos leves;

- Tomar banhos mornos ou frios durante o período;

 

 

Além disso, assim como em toda a vida, neste período, as mulheres devem ter total atenção com a higiene íntima já que há um aumento na transpiração, o que propicia aos fungos e bactérias um ambiente adequado para crescerem. “O recomendado é que sejam utilizados apenas água e sabonetes neutros na lavagem vaginal”, completa o especialista.

 

Fonte:

Prof. Dr. Claudio Basbaum

Cláudio Basbaum é médico com especialização na Universidade de Paris-França. Professor-Doutor em Ginecologia e Obstetrícia. Pioneiro da laparoscopia no Brasil (1967), Precursor do Parto Humanizado através do chamado Parto Leboyer (“Nascimento sem violência”) e da técnica “Shantala” (Massagem para bebês) no Brasil e defensor de técnicas menos agressivas à mulher e ao bebê.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top