Home / Amamentação / Entenda as fases e os principais nutrientes do leite materno

Entenda as fases e os principais nutrientes do leite materno

como-emagrecer-amamentandoDiversos mitos envolvem a qualidade do leite materno e, apesar das diversas campanhas realizadas pelo mundo, muitas mamães ainda duvidam das vantagens que ele oferece. Por isso, a Sempre Materna aproveita a Semana Mundial do Aleitamento Materno e dá boas razões para você ser adepta à amamentação.

O pediatra e chefe da Unidade de Nutrologia do Instituto da Criança e da Faculdade de Medicina da USP, Ary Lopes Cardoso, explica a importância. “O leitinho da mamãe funciona como aliado para o bebê continuar seu desenvolvimento fora do útero, por isso, deve ser exclusivo para as crianças até os 6 meses de vida. A partir daí já é indicado introduzir alimentos complementares – legumes, verduras, carne.”

Após o parto a mamãe percebe algumas mudanças no leite que produz. Veja as três fases:

Colostro
Na primeira fase o leite é espesso e amarelado, chamado de Colostro. Sua composição é rica em proteína e sais minerais. Os anticorpos presentes são ideais para imunizar e proteger o pequeno de infecções. Na prática é como se fosse a primeira vacina.  Nessa fase muitos dizem que a mamãe tem o leite fraco, mas não é verdade. O colostro tem bastante água, consequentemente, é mais fino.

Transição
Aqui ele é chamado de leite de transição. Exatamente porque está saindo amadurecendo. Apresenta maior volume, cerca de 30ml por mamada, e tem cor de manteiga. Os índices de proteína diminuem e a gordura e o açúcar começam a ganhar espaço.

Maduro
É esse leite maduro que satisfaz a fome do bebê. É rico em todos os nutrientes necessários para garantir o bom desenvolvimento do pequeno.

Segundo a enfermeira-consultora e educadora em aleitamento materno, Eneida Bittar, a livre demanda também é de suma importância. “Vale lembrar que o tempo de mamada é individual. Há bebês que ficam satisfeitos rapidamente e outros que levam mais tempo, deixem-os a vontade para matar a fome”, explica.

Pois é, o leitinho da mamãe só apresenta benefícios: sacia a sede, alimenta, nutri, imuniza, é natural, não tem custo, ajuda no desenvolvimento facial, está sempre na temperatura ideal, é higiênico e pode ser levado a qualquer lugar, qualquer hora.

PRINCIPAIS NUTRIENTES ENCONTRADOS NO LEITE MATERNO:

 

Carboidratos  Fonte de energia. Os mais importantes são a lactose e os oligossacarídeos prebióticos. Auxilia na absorção de minerais, especialmente o cálcio
Gorduras Fonte concentrada de energia que provê de 50% a 60% das necessidades do lactente. Fornecem ácidos graxos importantes para o desenvolvimento do cérebro, da retina e dos tecidos nervosos.
Proteína Fonte de aminoácidos e de nitrogênio. Além disso, tem funções específicas como a defesa contra agentes microbiológicos.  Também é imprescindível para o desenvolvimento e crescimento do bebê.
Vitaminas e sais minerais  Essenciais para o processo de crescimento e desenvolvimento ósseo, cerebral e integridade do sistema imunológico.
Ferro   Essencial na prevenção de anemia 

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top