Home / Gravidez / Efeitos do álcool na gestação: muitos desconhecem o problema

Efeitos do álcool na gestação: muitos desconhecem o problema

kkkkkk

Os efeitos ocasionados pelo consumo de álcool durante a gestação ainda são negligenciados. O impacto decorrente desse mau hábito pode levar a consequências gravíssimas tanto para o feto quanto para o recém-nascido.O quadro mais preocupante é a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) que pode abranger manifestações como dismorfias faciais, problemas de crescimento e anormalidades no Sistema Nervoso Central.

Há mais de 10 anos, a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) tem elaborado materiais educativos e de conscientização sobre o assunto e angariou importantes parceiros nessa causa.

Breve histórico:Em 2007 foi formado o grupo de trabalho sobre “Efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido” da SPSP, com seis médicos pediatras, Drs. Conceição A. M. Segre,  Helenilce de Paula Fiod Costa, Hermann Grinfeld, Lygia dos Santos Börder, Marcia de Freitas e Maria dos Anjos Mesquita, cabendo à primeira  a coordenação do Grupo. Desde então, têm sido realizadas reuniões para estudo do problema e elaboração de materiais educativos.

No ano de 2010, o trabalho do grupo rendeu olançamento do livro “Efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido”. No ano seguinte, a revista da SPSP publicou Recomendações sobre o espectro de desordens fetais alcoólicas e muitos outros artigos em diferentes publicações, além da participação dos representantes do grupo em diversos eventos médicos e cursos e entrevistas em meios de comunicação variados.

Em 2014, representantes da SPSP se reuniram com o vereador Dr. Gilberto Natalini para discussão de um projeto de lei sobre prevenção da SAF. E, neste mesmo ano, lançamos a Campanha “Gravidez sem álcool”, que teve como “madrinha” Patrícia Abravanel.

A campanha tomou conta também de nossos estádios de fubebol. Em 2015, jogadores do palmeiras e do corinthians entraram em campo com a faixa de apoio à campanha. Neste ano, a nova madrinha da campanha foi Gloria Vanique, jornalista da rede Globo. Tivemos ainda, apresentação de vídeo sobre a campanha #gravidez sem álcool em salas de cinemas da rede Cinemark  SP durante uma semana.

Recentemente, o grupo teve novos integrantes:  Drs. Mirlene Chernach,  geneticista, Dr. Coríntio passou a representar também a FEBRASGO e o Dr. Paulo Iamamura como membro do Grupo, representando o interior do Estado de São Paulo. Outra conquista foi o lançamento da 2ª. edição do livro “Efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido”.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top