Home / Diário Materna / Editora Planeta lança nova edição do sucesso Casa das estrelas

Editora Planeta lança nova edição do sucesso Casa das estrelas

Livro traz definições surpreendentes, poéticas e encantadoras de crianças para palavras, objetos, ideias, pessoas, lugares e sentimentos

 51R9OXUpQAL._SX332_BO1,204,203,200_ “Eu comecei a recolher essas frases porque me dei conta que as crianças têm um enorme poder de expressão. Elas nos ensinam a manter-nos unidos, termos um cordão umbilical com a alma do mundo. Elas sabem estar no todo. Já nós adultos estamos partidos.”

“Nos cansamos de mentiras, de políticos, de corrupção e o olhar límpido infantil está nos revelando algo que estamos limitados para ver.”

- Javier Naranjo

Lançado originalmente na Colômbia em 1999, Casa das estrelas – o universo pelo olhar das crianças se tornou o maior sucesso na Feira Internacional do Livro de Bogotá. Publicado no Brasil e em diversos países, o título ficou esgotado por anos e agora chega às livrarias brasileiras em nova edição com capa dura e ilustrações lúdicas e sensíveis de Lara Sabatier.

Ao longo de dez anos, Javier Naranjo, professor e poeta colombiano, coletou definições que seus alunos do primário em escolas de diferentes níveis sociais davam a palavras, objetos, ideias, pessoas, lugares e sentimentos. Esses pequenos verbetes oscilam entre o poético, o lúdico, o melancólico e o revelador e apresentam o universo sob o olhar das crianças que se mostra distante da visão dos adultos, quem Andrés Felipe Bedoya, de 8 anos, definiu como “pessoa que, em toda coisa que fala, fala primeiro de si”.

“Sei que muitas pessoas e muitos escritores menosprezam o que as crianças escrevem, pois, a seu juízo, nisso não há rigor nem disciplina, nem um conhecimento da língua medianamente operativo. Os motivos que eles combatem são justamente os que me fazem desfrutar essas criações infantis e encontrar nelas um alto valor estético. É por seu abandono com as palavras, por sua liberdade de associação, por sua indiferença ao uso justo e normativo da linguagem que as crianças ocasionalmente criam textos plenos de riqueza”, defende Javier na introdução do livro.

Os verbetes revelam os medos e as dúvidas das crianças com relação ao mundo, refletindo o cotidiano de onde vivem. Para Jorge A. Villegas, de 11 anos, “criança” é “vítima da violência” e Javier Ignacio Ramírez, de 6 anos, define “violência” como “alguém pega uma menina e faz amor”. Por meio do projeto, Javier Naranjo conseguiu extrair a maneira poética e pouco convencional como enxergam as coisas. “Eles têm uma lógica diferente, outra maneira de entender o mundo, outra maneira de habitar a realidade e de nos revelar muitas coisas que esquecemos”, disse o poeta e professor em entrevista à BBC.

Assassinato é:

“Tirar o melhor de uma pessoa.”

(Juan E. Restrepo, 9 anos)

Colômbia é:

“Um jogo de futebol.”

(Diego Alejandro Giraldo, 8 anos)

Silêncio é:

“Quando alguém está na eternidade.”

(Leydi Stella Arango, 10 anos)

Solidão é:

“O que dá na mamãe.”

(Jorge Andrés Sáenz, 6 anos)

SOBRE O AUTOR

O colombiano Javier Naranjo Moreno é poeta e gestor cultural. Nasceu em Medellín, em 1956, e atua como professor de escrita criativa, especializado em literatura infantil e infantojuvenil. Durante dez anos como docente, recolheu os verbetes que posteriormente dariam origem a Casa das estrelas.

SOBRE A ILUSTRADORA

Lara Sabatier é ilustradora e designer gráfica, fundadora da ILUS (Associação de Ilustradores da Bolívia). Nasceu no dia 18 de julho de 1976 em Paris, França.

FICHA TÉCNICA
Casa das estrelas – o universo pelo olhar das crianças
Javier Naranjo
Tradução: Carla Branco
Ilustração: Lara Sabatier
144 páginas
R$ 44,90
Editora Planeta
 

 

 

 

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top