Home / Gravidez / É possível engravidar com o diagnóstico de endometriose?

É possível engravidar com o diagnóstico de endometriose?

shutterstock_427218448-920x420

Dr. Patrick Bellelis explica os tratamentos que tornam a gestação viável

No dia 15 de agosto é comemorado o Dia da Gestante, uma data especial para muitas mulheres que sonham com a maternidade. Porém, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), para cerca de 7 milhões de brasileiras diagnosticadas com endometriose engravidar pode ser um desafio, já que a doença afeta a fertilidade.

Sintomas como cólicas fortes, dores nas relações sexuais e alterações na rotina intestinal e urinária podem indicar que é hora de procurar ajuda médica. Para auxiliar nesta questão, o Dr. Patrick Bellelis, ginecologista e obstetra especialista em endometriose e membro da diretoria da SBE (Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva), explica que, com o diagnóstico precoce e tratamentos específicos, é possível conquistar qualidade de vida e, também, realizar o sonho da maternidade.

“Há relatos de mulheres que conseguiram engravidar naturalmente. O caminho é complexo, porém realizável, já que, em muitos casos, a infertilidade pode ser revertida com tratamentos como o cirúrgico, realizado preferencialmente por via laparoscópica, clínico, em que é promovido o alívio da dor e estagnação da doença e, também complementar, com uso de acupuntura, nutrição e exercícios físicos”, detalha Bellelis.

Quanto mais cedo o diagnóstico for detectado, mais efetivo é o tratamento, principalmente para quem deseja comemorar o Dia da Gestante. Para isso, é fundamental ficar atenta aos pequenos sinais dos sintomas e procurar o quanto antes um ginecologista de confiança.

 

Fonte: Dr. Patrick Bellelis - Possui ampla experiência na área de Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva. É graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC. Foi residente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e possui título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Laparoscopia e Histeroscopia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO. Faz parte da diretoria da SBE (Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva) e é Diretor da Sede da sociedade.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top