Curso Sempre Materna In Company
Curso Sempre Materna In Company
Home / Slide Home / Dentes natais e neonatais: como cuidar da saúde bucal do seu bebê da forma correta

Dentes natais e neonatais: como cuidar da saúde bucal do seu bebê da forma correta

Afinal, você deve estar se perguntando: “Mas qual a diferença de dentes natais e neonatais?” É muito simples! São denominados dentes natais aqueles que aparecem na cavidade bucal no momento do nascimento do bebê. Já os neonatais, são aqueles que aparecem nas primeiras semanas de vida.

Para manter a saúde bucal do seu bebê em dia, confira abaixo algumas dicas:

 Primeira visita ao dentista

Muitos pais optam por levar os filhos ao dentista apenas quando notam algum problema mais sério, mas o aconselhado pelos profissionais da área é que a primeira visita ao dentista infantil seja feita quando os primeiros dentinhos começarem a aparecer. Isso normalmente ocorre entre os quatro e nove meses de vida, mas pode variar entre cada criança. Através da primeira visita ao consultório, os pais podem tirar todas as dúvidas a respeito de higienização bucal dos bebês, e assim, evitar possíveis problemas futuros. O indicado é visitar um profissional da área uma vez a cada seis meses para garantir que a saúde bucal esteja em dia. Fazer um convênio odontológico individual pode facilitar a manter essa frequência, e assim, preservar cada vez mais a higienização oral do seu filho (a).

Higienização oral em bebês

Mesmo ainda que pequenos, é essencial realizar as limpezas recomendadas pelo profissional da área da saúde odontológica. O aconselhado é utilizar uma gaze limpa e levemente umedecida para limpar toda a região das gengivas, a parte interna da bochecha e também na língua.

Isso se deve ao fato de que o leite possui açúcares que podem causar malefícios para a saúde bucal do seu bebê, principalmente quando os primeiros dentes começam a nascer, tendo a possibilidade do aparecimento da cárie da mamadeira. Os dentistas recomendam que a limpeza seja feita em torno de duas vezes ao dia.

 Busque produtos adequados à idade para a limpeza bucal

É recomendado pedir a indicação a um profissional da área sobre os produtos de higiene bucal mais indicados para os seus filhos. Dessa forma, a plena eficiência da escovação pode ser garantida com sucesso. Isso porque, as escovas devem ser adaptadas ao tamanho da boca dos pequenos.

O creme dental certo também é um grande aliado na hora da higienização. Deve-se conter flúor, mas com a quantidade adequada para cada idade – o que pode variar também em relação à pasta de dente dos adultos.

Já em relação ao fio dental, pode ser difícil introduzi-lo à rotina de uma criança. Por esse motivo, é de suma importância que os pais comecem desde cedo a passá-lo, para que o filho (a) já vá se acostumando com o processo de limpeza.

Cuidados extras

Bebês e crianças são mais vulneráveis à infecções causadas por cáries e inflamações de gengiva, por esse motivo, alguns cuidados são essenciais para garantir uma boa saúde bucal. São esses:

 

  1. Plano odontológico: Como algumas infecções podem ser silenciosas, o ideal é não perder a regularidade das consultas ao dentista, garantidas pelo plano odonto. Hoje, há vários tipos de planos no mercado e você pode escolher a cobertura que mais se encaixe nas necessidades da sua família.

 

  1. Alimentação natural: Introduzir uma alimentação rica em fibras desde cedo pode auxiliar na higiene bucal. Alimentos como: frutas em geral (principalmente a maçã), vegetais, pão integral, nozes, legumes, cereais integrais e farelos. Esses alimentos são caracterizados por exigirem um maior tempo de mastigação, promovendo uma melhora na lubrificação da mucosa bucal, além de equilibrar o PH da boca.

 

  1. Evitar alimentos industrializados: Estes contêm uma grande proporção de açúcar e podem levar às cáries infantis.

 

Dê independência

O indicado pelos profissionais da área da odontologia é que a partir dos quatro anos, quando a criança já consegue segurar a escova de dentes por conta própria, os pais dêem liberdade para que a mesma escove os próprios dentes.

Apesar disso, é essencial que os pais acompanhem o processo de perto para ir auxiliando caso os pequenos esqueçam alguma parte da boca na hora da escovação. Esse processo acaba se tornando uma forma das crianças aprenderem mais sobre a importância da higienização oral.

Com essas dicas, é possível prevenir desde cedo o aparecimento de cáries e futuros problemas ortodônticos nos bebês e crianças. Trazendo assim, o bem-estar dos pequenos, além sempre incentivá-los a ter esse cuidado diários com a saúde bucal.

 

Conteúdo produzido por Victoria Mechenas, redatora na empresa Ideal Odonto

Foto – Banco de Imagem Sempre Materna

 

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top