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Cuidados especiais para garantir bem-estar no pós-parto

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Depois de 40 semanas, seu filho, finalmente veio ao mundo. A vida a partir de agora não será mais a mesma.

Durante a licença-maternidade, além de toda alteração hormonal e emocional, há também novos fazeres dentro de casa, como amamentar, trocar a fralda do recém-nascido e segurá-lo no colo para acalentá-lo. Nesse momento, em especial, a nova mamãe precisa prestar atenção em sua postura para prevenir e amenizar dores musculares nas costas, câimbras e má-circulação nas pernas e nas articulações.

Para ajudar, a fisioterapeuta especialista em obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo, Vanessa Marques, ensina algumas dicas simples para serem adotadas na rotina da puérpera:

1-    RESPIRE de forma correta. Esse ato é simples, porém de grande importância para o relaxamento mental e físico. Com toda a mudança de rotina, as mamães no pós-parto não conseguem diminuir o ritmo. Quando estiver confortável, em um ambiente tranquilo, faça o seguinte: feche os olhos, inspire pelo nariz e expire pela boca lentamente. Na expiração, libere todo o cansaço e se sentirá mais leve depois. Cuidado para não puxar o ar com muita força e sentir tontura.

2-    DESCANSE
no intervalo das mamadas. É importantíssimo que a mãe esteja relaxada para que a amamentação seja bem sucedida. O cansaço e o estresse maternos podem diminuir a produção de leite. Aproveite quando seu bebê dormir para descansar, nem que seja meia horinha.

3-    POSTURA
.  Não tem corpo que aguente por muito tempo a má postura.
Durante a amamentação lembre-se de sentar-se em posição correta e confortável. Quando estiver sentada, mantenha os pés apoiados no chão e não se esqueça de dar apoio aos seus braços, com almofada ou travesseiro. Mantenha os ombros relaxados para não sobrecarregar a cervical. Caso prefira amamentar fora da cadeira,  lembre-se de apoiar corretamente a coluna e os braços para que fiquem confortáveis.

4-    ALONGUE-SE.
Essa é medida simples que fará toda a diferença na sua qualidade de vida. Cuidar do bebê pode acarretar dores ou gerar tendinite, então, nada melhor do que prevenção. Três alongamentos que podem ser feitos antes ou depois de amamentar. Podem ser feitos na posição sentada, com os pés e coluna apoiados, ou em pé, com semiflexão dos joelhos:

a)    Relaxe os ombros e suba-os lentamente associando com a respiração. Quando soltar os ombros solte também o ar esvaziando os pulmões. Repita de três a cinco vezes.

b)    Tracione a cabeça para baixo com a ajuda das mãos na nuca. Mantenha por 10 segundos e repita o movimento duas vezes.

c)    Tracione a cervical com cuidado para o lado direito e mantenha por 15 segundos. Depois faça o mesmo movimento para o lado esquerdo. Repetir de duas a três vezes.

5-    MÁ-CIRCULAÇÃO. Não fique muito tempo na mesma posição. O momento da amamentação é boa hora para ativar o sistema linfático. Faça movimentos circulares com os pés cinco vezes para o lado direito e cinco vezes  para o lado esquerdo. Caso tenha algum apoio para os pés também irá facilitar o movimento e a circulação.

6-    ASSOALHO PÉLVICO.
  Independente do tipo de parto, a musculatura desta região deve ser trabalhada. Assim que seu médico liberar, o ideal é passar em uma consulta com fisioterapeuta especializado nesta área para avaliação completa.

7-    ALIMENTAÇÃO. Alimente-se bem no pós-parto. Assim como a gestação, essa etapa requer cuidados especiais com a saúde. Dê preferência por se alimentar de 3 em 3 horas.

8-    HIDRATAÇÃO. A ingestão diária de água é fundamental para a mamãe.

9-    ATIVIDADES FÍSICAS
. Assim que seu médico liberar, retorne às suas atividades físicas. Além de socialização com outras pessoas fora do ambiente doméstico, você estará, principalmente, se dedicando à saúde e ao bem-estar.

10-     DELEGAR TAREFAS. Essa prática facilita sua rotina e não a deixará sobrecarregada.
Enfim, curta este momento que é mágico na vida de qualquer mulher. Sabendo que erros e acertos são comuns e é neles que se aprende a grande dádiva de ser mãe.

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