Home / Sempre Paterna / Conheça os mitos e verdade do câncer de próstata

Conheça os mitos e verdade do câncer de próstata

cancer-prostata-ilustracao

A cada 38 minutos um brasileiro morre devido ao câncer de próstata, segundo o recente levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença tem um desenvolvimento lento e assintomático no início, o que significa que quando o diagnóstico precoce é realizado, o paciente tem 90% de chances de cura nos estágios iniciais.

Contudo, o diagnóstico do câncer de próstata é retardado pela desinformação e também pelo preconceito associado ao exame de toque, o que faz com que os homens não busquem atendimento adequado.

Por esse motivo, a MAPFRE Saúde ressalta que a prevenção, o combate e o tratamento do câncer de próstata se beneficiam da prática regular de atividade física. O exercício fortalece o sistema imunológico, previne a obesidade (que é fator de risco para esse tipo de câncer), modula os níveis hormonais e reduz do estresse.  Além disso, a frequência a prática esportiva pode melhorar a expectativa de vida de quem já está com a doença.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a MAPFRE Saúde esclarece alguns mitos sobre esse inimigo da saúde do homem:

É uma doença de idoso:

  • MITO - Apesar de o risco para a doença aumentar significativamente após os 50 anos, cerca de 40% dos casos são diagnosticados em homens abaixo dessa idade.

PSA (Antígeno Prostático Específico) aumentado é sinal de que tenho câncer de próstata:

  • MITO - O antígeno prostático pode apresentar alterações em várias situações que não o câncer, como a hiperplasia benigna da próstata, prostatite (uma inflamação) e trauma. É importante a avaliação médica e o toque retal.

PSA (Antígeno Prostático Específico) baixo é sinal de que não tenho câncer de próstata:

  • MITO - Estima-se que o câncer de próstata esteja presente em 15% dos homens com níveis normais de PSA, daí a importância do toque retal.

Ter pai, irmão ou tio com a doença aumenta meu risco:

  • VERDADE - A hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença. Um parente de primeiro grau com a doença duplica sua chance. Dois familiares com esse câncer aumentam essa chance em cinco vezes. Para quem tem casos na família, o recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia é procurar um urologista a partir dos 45 anos.

Todos os casos de câncer de próstata precisam de tratamento:

  • MITO - A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, o estágio da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade, há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença, intervindo se houver progressão.

Posso esperar os sintomas aparecerem para procurar um médico:

  • MITO - Em estágio inicial, a doença não apresenta qualquer sintoma. Geralmente, os principais sintomas são associados à hiperplasia prostática, ao crescimento benigno da glândula, jato urinário mais fraco, sensação de urgência miccional ou de esvaziamento incompleto da bexiga, entre outros.

Negros têm maior risco de desenvolver a doença:

  • VERDADE - Estudos apontam que afrodescendentes têm risco 60% maior de desenvolver a doença e a taxa de mortalidade é três vezes mais alta.

 

Fonte:  MAPFRE – No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do GRUPO Segurador Banco do Brasil e MAPFRE), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população. Mais informações sobre produtos e soluções: www.mapfre.com.br.

A unidade MAPFRE Saúde chegou ao mercado com um novo modelo de prestação de serviço, com foco na participação ativa da vida cotidiana de seus beneficiários, oferecendo apoio e suporte. A área conta com uma rede credenciada própria em São Paulo, no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do Programa Vida Saudável como diferencial, com foco em promoção à saúde e prevenção.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top