Home / Manual do Crescidinho / Benefícios do Açaí para as crianças

Benefícios do Açaí para as crianças

acai-zerogluten-zerolactose

 

Dicas para incluir a fruta na dieta dos pequenos

 O açaí, originário da região norte do Brasil, está cada vez mais presente na alimentação de todos os brasileiros. O consumo da fruta ajuda a manter a boa saúde e a longevidade, com diversos benefícios, que vão desde a redução de colesterol ruim e melhora da circulação sanguínea, até o combate ao câncer.

 

Mas as vantagens dessa fruta não são restritas apenas a adultos e atletas. O açaí é também é muito importante na dieta infantil. Segundo Letícia Lenze, nutricionista,, “o açaí contribui para o raciocínio das crianças e ajuda a manter os neurônios mais saudáveis pelo alto índice de ferro. A concentração e o bom desempenho escolar também estão diretamente associados ao consumo dessa fruta”.

 

“As frutas, assim como o açaí,  devem ser introduzidas no cardápio da criança a partir de seis meses. Elas são as maiores aliadas do sistema imunológico e estão totalmente associadas a diminuição do índice de mortalidade”, explica a nutricionista.

 

Assim como funciona para atletas, o açaí também é uma ótima fonte de energia para as crianças, principalmente para as que já estão introduzidas em atividades esportivas. “Uma criança saudável deve praticar esportes e para auxiliar o dia a dia entre estudo e atividades extracurriculares, o açaí é o lanche ideal para repor as energias e ainda todos os nutrientes que a criança necessita”, explica Letícia.

 

É importante ressaltar que o consumo dessa fruta deve, assim como em qualquer dieta saudável, ser feito de forma equilibrada e controlada. O açaí possui inúmeros benefícios, mas tem um alto teor calórico. “Qualquer dieta, para qualquer idade, deve ser feita por um profissional. Portanto, incluir o açaí no dia a dia da criança é bom, mas a quantidade deve ser indicada por um médico especialista que entenda a rotina dessa criança”, ressalta a nutricionista.

 

Dica de consumo

 

Muitos pais e mães sofrem para incluir frutas na dieta das crianças. Por isso, a dica é começar pelos sucos, coloridos e docinhos, que se adaptam facilmente ao paladar infantil. Vitaminas e smoothies, também podem facilitar a introdução.

 

O açaí ainda tem um fator aliado, que é ser parecido com sorvete. Servido na tigela gelado, ainda pode ser combinado com grãos e outras frutas. “É um formato muito bem recebido pelas crianças e por combinar outros ingredientes saudáveis, é ótimo para a dieta deles”, finaliza Letícia.

Fonte:  Letícia Lenze – Villa Roxa 

Dezoito Comunicação

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top