Home / Gravidez / Atividade física é liberada para grávidas com cuidados e acompanhamento profissional

Atividade física é liberada para grávidas com cuidados e acompanhamento profissional

esporte-gravidez-liberado-nao_0

Como já diziam nossas avós, “gravidez não é doença”. Ao passar por uma gestação saudável, sem riscos, a mulher pode, e deve, praticar atividades físicas, desde que tenha a liberação do seu médico e o acompanhamento de um profissional especializado.

 

“O ideal é que a gestante já faça exercício antes de engravidar. Nestes casos, praticamente todas as modalidades podem ser mantidas na rotina, desde que com alguns cuidados especiais, e outras podem ser incorporadas em diferentes fases da gravidez”, explica Rogério Franze, coordenador da Academia Ecológica Ecofit (www.ecofit.com.br).

 

As atividades físicas trazem para a gravidez benefícios como melhora da respiração e das dores nas costas, diminuição do inchaço, fortalecimento da musculatura para o trabalho de parto e redução do risco de pré-eclâmpsia (pressão alta). A partir do terceiro mês, com liberação médica, a mulher já pode iniciar o trabalho de fortalecimento do assoalho pélvico, adaptando o corpo para o crescimento do útero e para a pressão que ele receberá nos próximos meses.

“Na Ecofit, proporcionamos às alunas grávidas um leque completo de atividades para todas as fases da gestação, com profissionais capacitados e máxima segurança. Além das atividades que elas geralmente procuram, como natação, alongamento, hidroginástica, yoga e pilates, oferecemos aulas de dança, acqua yoga e musculação, com treinos pensados especialmente para elas”, comenta o especialista.

Para as gestantes, a principal recomendação é não praticar atividades sem controle. Os exercícios de alta intensidade e impacto não são recomendados. O acompanhamento profissional é importante para impor limites, como, por exemplo: a natação é permitida, mas o nado borboleta e o treino de explosão devem ser evitados; a grávida pode praticar spinning, mas sem exceder a carga e sempre atenta à frequência cardíaca.

“O ritmo de treino deve mudar com o avanço da gravidez. Deve-se tomar cuidado com saltos, mudanças bruscas de direção e elevação da frequência cardíaca. Se a gestante era sedentária e quer começar a fazer exercícios durante a gravidez, são fundamentais uma avaliação inicial e um acompanhamento que priorize atividades mais leves”, diz Rogério.

Fonte:  Ecofit

Inaugurada em 2005, a Academia Ecológica Ecofit surgiu com o objetivo de oferecer um novo conceito em qualidade de vida, melhorando o dia a dia das pessoas por meio da atividade física prazerosa.

A proposta da academia é desenvolver não apenas o bem-estar como também o comportamento sustentável dos alunos, praticando e promovendo ações ecológicas e contagiando aqueles que convivem em seu meio ambientalmente responsável.

Com infraestrutura completa, oferece mais de 100 atividades voltadas para todas as idades, apresentando programas desenvolvidos especialmente para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Seu time de profissionais alia princípios e valores levados a sério às mais modernas práticas do mercado.

Construída com materiais reciclados, sua arquitetura diferenciada foi planejada para aproveitar a iluminação natural, gerar economia de energia e aproveitar a água da chuva, entre outras iniciativas que fazem da Ecofit um ambiente próprio para exercitar e relaxar corpo e mente.

Com a consolidação do seu modelo de negócios rentável, apresentando anualmente sólidos números de crescimento, criou um programa de franquias, com a idealização da Franquia Aclimação, inaugurada em agosto de 2017.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top