Home / Quero Engravidar / As chances de infertilidade em fumantes é 30% maior do que em não fumantes

As chances de infertilidade em fumantes é 30% maior do que em não fumantes

img1

O tabagismo, além de aumentar os riscos de câncer e de outras doenças crônicas, pode afetar diretamente a fertilidade de homens e mulheres. No caso delas, as chances de infertilidade é 30% maior nas fumantes do que nas que não fumam, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

 

De acordo com Daniel Diógenes, médico especialista em medicina reprodutiva e diretor da clínica Fertibaby Ceará, referência no segmento, esta redução na taxa de fertilidade ocorre devido aos efeitos causados pelas substâncias tóxicas liberadas pelo tabaco. “O cigarro interfere na queda da reserva ovariana e, portanto, altera negativamente o tempo para atingir a gravidez. A nicotina pode afetar inclusive nos tratamentos de reprodução assistida, o que acaba demandando mais medicações específicas”, explica Daniel Diógenes.

 

Já durante a gestação, o uso do cigarro aumenta o risco de diversos problemas, como hemorragia no pré-parto, ruptura prematura das membranas, aborto espontâneo, além do comprometimento do desenvolvimento físico da criança.

O Brasil é o oitavo país com maior número absoluto de fumantes, sendo 11 milhões de homens e sete milhões de mulheres, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Os números da fertilidade em mulheres fumantes*

  • Redução de 75% para 57% na taxa de fertilidade
  • 2x mais possibilidades de atrasos durante o processo de concepção
  • 30% mais chances de serem totalmente inférteis

 

*Fonte: Inca e OMS

 

Clínica FERTIBABY

Referência nacional na medicina reprodutiva, a clínica FERTIBABY chega ao Ceará com uma equipe de peso especializada em tornar realidade o sonho de ter um filho. Fundada em 2008, em Belo Horizonte, pelo médico embriologista Leonardo Meyer, a FERTIBABY coleciona altos índices de sucesso e se destaca pela procura de pacientes de todo o Brasil. Com a primeira unidade implantada fora do eixo Sudeste em Fortaleza, a clínica chega para atender a demanda das regiões Norte e Nordeste. A FERTIBABY Ceará, resultado da sociedade dos médicos Daniel Diógenes e Lilian Serio, funciona no Hospital Jório da Escóssia, com atendimento durante a semana, de 8 às 20 horas e, aos sábados, das 8 às 13 horas.

 

Tendo como diferenciais o atendimento individualizado com tratamentos específicos para cada paciente, a FERTIBABY estará sempre se aprimorando e evoluindo, ajudando na busca por um filho. Entre os procedimentos disponíveis, estão os tratamentos de alta complexidade, como: fertilização in vitro; congelamento de óvulos; espermatozoides e embriões E diagnóstico genético pré-implantacional (PGD); e de baixa complexidade, como: coito programado e inseminação intrauterina; além de exames como espermograma e de monitoramento da ovulação.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top