Home / Amamentação / Amamentação: leite materno limpa e hidrata as mamas

Amamentação: leite materno limpa e hidrata as mamas

shutterstock_354111402

É fato, amamentar requer paciência e muita dedicação. Porém, não é necessário sentir dores e ter machucadinhos para que seja bem sucedida. A fim de evitar inflamações na região e orientar as mamães durante a fase de amamentação, a Sempre Materna conversou com a neonatologista do Hospital e Maternidade Brasil, Julia Kimori, sobre os principais cuidados.

Rachaduras
De acordo com a neonatologista, as fissuras e inflamações nos seios aparecem com maior frequência quando ocorre pega inadequada, ou seja, a boquinha do recém-nascido envolve somente o bico do peito. “O bebê deve estar bem acomodado, com a cabeça bem alocada na curva do cotovelo da mamãe, de forma que a boquinha envolva toda aréola. Dessa forma, tem condições de sugar o leite com facilidade, deixando- as livres de lesões”, explica Julia.

Sutiã
O ideal é utilizar os modelos confortáveis, de algodão, pois permite a pele respirar. Opte sempre pelas peças com alças mais largas, elas são essenciais para a boa sustentação dos seios. Há no mercado modelos pensados para essa fase da mulher, eles facilitam o momento e auxiliam no conforto.

Hidratação
Segundo Julia Kimori, a hidratação e limpeza da região devem ser feita com o próprio leite materno, após as mamadas. “Existem produtos à base de lanolina que hidratam e ajudam a evitar rachaduras, mas devem ser usados somente sob prescrição médica”, alerta a neonatologista.

Confira outros cuidados e dicas da especialista:

- Não utilize sabão, álcool e/ou outras substâncias para a limpeza do peito;

- A exposição ao sol ameniza a sensibilidade da região e ajuda a hidratá-los;

- Compressas frias protegem contra o empedramento do leite;

- Ingerir líquidos hidrata o corpo em geral.

Fonte: Sempre Materna

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top