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Alimentação x Amamentação

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É fato: a maioria das mamães costuma adotar uma rotina diferente após o nascimento do bebê. Aliás, o recém-nascido passa a ser prioridade e todos os cuidados são direcionados a ele. E até mesmo a alimentação da mamãe passa por mudanças, afinal para ela amamentar é importante adotar uma dieta nutritiva com alimentos sadios.

De acordo com a nutróloga, Liliane Oppermann, não existe um cardápio pré-determinado durante o aleitamento materno. “É indicado que a mamãe se alimente de forma saudável, coma frutas e fibras, além de ingerir líquidos. Consultar um nutricionista é ainda a melhor opção para elaborar um cardápio adequado e rico em nutrientes”, diz.

Veja mais dicas da profissional em relação à alimentação durante a amamentação:

Restrição alimentar

O bebê pode recusar o leite materno devido a alguma rejeição ou intolerância com alguma substância. Fique atenta com os seguintes itens: leite de vaca, castanhas, frutos do mar, carne de porco e condimentos fortes.

Hidratação

A água é matéria-prima essencial para a produção de leite. Procure ingerir, ao menos, dois litros por dia.

Regime

O organismo precisa de energia para produzir o leite materno, portanto, cortar calorias prejudica esse processo. Além disso, a própria amamentação ajuda a mamãe voltar à forma física.

Light ou diet O ideal é fazer uso moderado dessas substâncias, pois elas não são consideradas saudáveis.

Cafeína

A cafeína deve ser reduzida ou eliminada durante o aleitamento. Algumas vezes, afeta o leite e provoca agitação e irritação no bebê. Evite café, chás pretos, refrigerantes e chocolates.

Vegetariana

Redobre os cuidados com a alimentação e se certificar de que está ingerindo vitaminas e minerais suficientes.

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