Home / Quero Engravidar / 5 passos para planejar uma gravidez

5 passos para planejar uma gravidez

maes-brasileiras-e1430173225108

Se preparar para a chegada de um filho é sempre um momento importante. Saiba quais cuidados ter com a saúde antes de se tornar mãe

 

Na vida, algumas pessoas gostam de fazer planos para os próximos anos, mas outras preferem apenas viver o momento. Porém, quando o assunto é saúde, em especial a gestação, existem certas vantagens que vão te fazer pensar mais sobre uma gravidez planejada. “Podemos considerar essa possibilidade como uma forma mais saudável tanto para a mãe quanto para o bebê”, explica Erica Mantelli ginecologista e obstetra pós-graduada em Sexologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Para começar não existe nenhum segredo. Após a decisão do casal procure um profissional dois ou três meses antes de desejar engravidar. A seguir a Dra Erica separou os principais tópicos que serão avaliados para que os próximos nove meses sejam tranquilos e saudáveis.

 

Faça um check-up

Com certeza você já havia pensado nisso, e sua importância não poderia ser menor. É durante esta fase que médico e paciente analisam a situação atual de saúde e fazem um histórico familiar de doenças crônicas ou infecciosas. “Uma mulher em que a mãe ou a irmã tiveram casos de hipertensão ou diabetes na gestação merece um acompanhamento mais profundo, já que ela pode desenvolver as mesmas doenças ou ter um parto prematuro”, explica a Dra Erica Mantelli.

Aproveite o período para conferir a tabela de vacinação. Uma vacina simples, como a rubéola, pode prevenir a má formação do feto.

 

Fique em dia com a balança!

O excesso de peso quase que virou sinônimo de hipertensão e diabetes. Sendo assim, para ficar longe dessas patologias na gestação, busque estar em dia com a balança. “A gravidez vai trazer uma sobrecarga de peso, afinal a mulher tem consigo um bebê por nove meses, sendo assim estar obesa vai configurar uma soma de possíveis problemas”, explica a ginecologista e obstetra.

Mas, em contrapartida a desnutrição também não faz bem. Ela tem relação com partos prematuros.

 

Pare com o cigarro e com as bebidas alcoólicas

No caso do cigarro ele diminui as chances de gravidez, por isso, se você quer ter um filho, pare o quanto antes. Durante a gestação as substâncias contidas nele passam pela placenta e aumentam a chance de prematuridade e baixo peso fetal. Já o álcool compromete o crescimento do bebê e da formação cardíaca.

 

Suplemente, se necessário

O ácido fólico é um dos nutrientes mais importantes para a mulher que deseja engravidar. É ele o responsável por diminuir a má formação fetal e os defeitos no tubo neural do bebê. Caso seja necessário, o médico pode indicar este tipo de suplemento 90 dias antes da concepção do feto e até o terceiro mês de gestação.

Outras vitaminas também podem ser necessárias, como a vitamina C e E que reduzem a possibilidade de anomalias.

 

Preste atenção no seu período fértil

A ovulação é o momento propício para a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Se a mulher tem um ciclo normal, de 28 dias, a ovulação vai acontecer no meio do ciclo, ou seja, no 14º dia. O indicado para engravidar é ter relações pelo menos três dias antes e três dias depois dessa data.

 

Fonte: Dra Erica Mantelli Ginecologista e Obstetra pós-graduada em Sexologia pela Universidade de São Paulo (USP)

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top