Home / Família / 5 dicas para os pais estimularem o hábito da leitura em casa

5 dicas para os pais estimularem o hábito da leitura em casa

Foto_018-2018 (Leitura em casa) Foto iStock

A 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2016, revela que o Brasil tem 44% de não leitores. Isso engloba milhares de brasileiros em diversas faixas etárias. O Indicador Nacional de Alfabetização Funcional (INAF), apresenta que, apesar de detectar uma melhora nos últimos 15 anos, o percentual da população funcionalmente alfabetizada passou de 61%, em 2001, para 73%, em 2015. A pesquisa mostra ainda que apenas um em cada quatro brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura e escrita.

Esses e outros dados, bem como estudos e pesquisas, motivam as escolas a investirem na competência leitora dos estudantes, desenvolvendo o hábito pela leitura ainda nos anos iniciais. “Estimular essa prática desde os primeiros anos de escolarização é essencial para formarmos leitores proficientes e conscientes de suas escolhas, mesmo que para as crianças menores a leitura seja mediada por algum adulto ou envolva a observação de imagens. No dia a dia escolar muitas atividades curriculares são desenvolvidas para instigar esse hábito nos estudantes, mas é muito importante que os pais continuem esse trabalho em casa”, explica a professora Rosemari Probst Soares, que integra a Coordenação Pedagógica Fundamental I da Escola Barão.

Com tantos estímulos na vida das crianças, como as diversas atividades diárias e novas tecnologias, qual a melhor forma de incentivar os pequenos a se dedicar ao mundo da leitura em casa? Confira algumas dicas da professora Rosemari:

 

1 – Crie o hábito de ler diariamente para o seu filho. Especialistas aconselham que a criança tenha alguma atividade calma e relaxante antes de dormir. A leitura ajuda a relaxar e preparar o corpo e a mente para a hora do sono.

 

2 – O estímulo vai depender da forma como os pais lidam com o momento da

leitura. Faça com que seja especial e diferente da rotina da criança. Uma boa

opção é criar um ambiente que proporcione a escolha autônoma da literatura, que seja aconchegante e tranquilo.

 

3 – Expressões e diferentes entonações de voz deixam a história mais real e atrativa para as crianças. Leve a história para fora do livro. Dramatize um personagem e mostre as ilustrações.

 

4 – Coloque seu filho como protagonista da leitura para que ele leia sozinho ou para os pais e, desta forma, faça uma interação entre a leitura e o momento com a família.

 

5 – Faça uma boa seleção de livros. A literatura infantil engloba uma série de títulos elaborados e pensados para cada faixa etária e abrange uma forma lúdica de trabalhar a leitura. Também é bacana acompanhar o currículo escolar, se a criança já contar com aulas de uma segunda língua, vale incluir na rotina livros neste idioma.

Fonte: Rosemari Probst Soares, que integra a Coordenação Pedagógica Fundamental I da Escola Barão.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top